“Não entre na água para salvamentos e se houver riscos para a sua segurança”

Alerta é da Defesa Civil que neste período atende diversas ocorrências desde natureza leve até mais graves

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 15/01/2023
Horário 09:45
Foto: Defesa Civil
Apenas 15 cm de água em movimento podem derrubar uma pessoa e 30 cm podem até arrastar um veículo
Apenas 15 cm de água em movimento podem derrubar uma pessoa e 30 cm podem até arrastar um veículo

Todo o cuidado com água é sempre pouco como dizem os mais experientes. E, nesta época em que a temporada de chuvas é comum, a Defesa Civil atende diversas ocorrências desde natureza leve até mais graves faz um importante alerta a todos: “Não entre na água para salvamentos e se houver riscos para a sua segurança”. Inundações repentinas, bruscas ou enxurradas ocorrem pela presença de grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Caso o volume da água suba de forma rápida, não se arrisque para salvamentos. Se houver riscos, procure ajuda.

Se estiver em rios, lagos, piscinas a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil orienta que que sempre fique atento as condições meteorológicas em virtude da grande incidência de raios. Outro perigo são as trombas da água ou cabeça d'água, neste período de chuvas.

“Infelizmente no ano passado tivemos ocorrências de afogamento em decorrência desses eventos naturais. É importante sempre estar acompanhado ao entrar na água, sempre usar coletes salva-vidas em rios, lagos e represas. Já diz o ditado: ‘água no umbigo sinal de perigo’”, expõe Renato Gouvea, coordenador de Proteção e Defesa Civil e Regional Adjunto da REPDEC I-10.

“Mantenha atenção especialmente com as crianças, elas devem sempre estar sob a supervisão de um adulto e utilizar boias”, pontua o coordenador.

 

SEMPRE ALERTA
Em momentos de tempestades, principalmente com raios, Renato frisa que é importante abrigar-se em edificações ou em veículos. Se no local tiver algum rio ou reservatório de água (lago ou represa) ele pede que fique alerta a elevação do nível da água que ocorre rapidamente e pode provocar problemas. “Não se arrisque em travessias por áreas alagadas, apenas 15 cm [centímetros] de água em movimento podem derrubar uma pessoa e 30 cm podem até arrastar um veículo”, adverte.

Segundo ele, infelizmente as pessoas acabam se afogando neste tipo de situação, já que são carregadas para dentro de rios e galerias de captação das águas pluviais. “Ao sinal de fortes chuvas, aumento do volume de rios, represas e lagos, ou ainda, aumento da maré e das ondas no mar, Renato orienta que procure sempre um local seguro, de preferência mais altos que o nível da água”, orienta.

 

SERVIÇO

Para receber os alertas da Defesa Civil, cadastre-se gratuitamente enviando o CEP de interesse para o SMS 40199 ou baixe o aplicativo SP Alerta. Para acionar a Defesa Civil de Presidente Prudente, via fone ou WhattsApp (18) 99744-0199.

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também