Ônibus da AAPC dá início à agenda da região com oferta de papanicolau

Pelo menos 4 cidades já estão confirmadas para as visitas, que começam no dia 23 de fevereiro por Pirapozinho; municípios interessados podem solicitar a presença do ônibus junto à associação

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 17/02/2021
Horário 07:15
Foto: Cedida
Ônibus, ao longo dos 17 anos de ação, já realizou mais de 105 mil exames
Ônibus, ao longo dos 17 anos de ação, já realizou mais de 105 mil exames

A agenda de visitas do ônibus itinerante da AAPC (Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente) já está aberta para as visitas aos municípios da região para o ano de 2021. Com a oferta gratuita às mulheres do exame conhecido por papanicolau, pelo menos quatro cidades já estão confirmadas para as visitas, que começam no dia 23 de fevereiro por Pirapozinho. Os municípios interessados também podem solicitar a presença do ônibus junto à associação. 
De acordo com a auxiliar administrativa da AAPC, Regina Garcia, a importância da realização do exame, e consequentemente da visita do ônibus às cidades da região, se dá especialmente pela possibilidade de diagnosticar precocemente o câncer de colo de útero. “Além disso, sabemos que, muitas das vezes, é demorado agendar um exame desses na rede pública, então, essa é uma oportunidade de agilizar o processo e salvar vidas”. 
Em cada cidade, em média, o ônibus consegue realizar até 200 atendimentos, de forma que, em no máximo 30 dias, as mulheres já estão com os resultados em mãos. Se houver alguma alteração que chame a atenção das equipes, esta paciente será encaminhada para uma unidade de saúde da sua cidade para o acompanhamento médico. “Para participar, basta ter pelo menos 25 anos, levar um documento com foto e o cartão do SUS [Sistema Único de Saúde]”. 

SERVIÇO
Em 17 anos de atuação, o ônibus já realizou mais de 105 mil exames. As prefeituras interessadas em convidar a ação para o atendimento ao público podem ligar para o número (18) 3355-4944.

Agenda ônibus 
itinerante na região

- Pirapozinho 
Dia: 23 de fevereiro
Horário: 9h às 16h 
Local: Rua Oscar Toledo Cesar, 336

- Pacaembu 
Dia: 6 de março
Horário: 9h às 16h 
Local: Rua Presidente Kennedy, 650

- Taciba 
Dia: 9 de março
Horário: 9h às 16h
Local: Praça Padre Felix

Dia: 10 de março
Horário: 9h às 16h
Local: Avenida Marcos Picolo, s/n

- Estrela do Norte 
Dia: 16 de março
Horário: 9h às 16h
Local: Rua João Marinho, 72

Publicidade

Veja também