Ônibus não circulam e população prudentina fica sem condução nesta terça

De acordo com sindicato dos trabalhadores do transporte, serviço foi interrompido porque Prudente Urbano aguarda conclusão do contrato de locação dos veículos por parte da Prefeitura

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 07/12/2021
Horário 13:32
Foto: Caio Gervazoni
População não encontrou ônibus em circulação na cidade nesta terça
População não encontrou ônibus em circulação na cidade nesta terça

Estende-se a crise no transporte público em Presidente Prudente. A terça-feira foi de surpresa para a população que utiliza o serviço e não encontrou nenhum ônibus nas paradas. Isso porque, segundo o Sintrattepp (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Terrestres de Presidente Prudente e Região), a Prudente Urbano aguarda a conclusão do contrato de locação dos veículos por parte da Prefeitura. 

Em nota, a municipalidade informou que, diante do "descumprimento do acordo por parte da Prudente Urbano, sem qualquer comunicação prévia à Prefeitura e aos cidadãos", a administração municipal tem buscado agilizar o máximo possível o processo de análise e definição da nova empresa que irá assumir, em caráter emergencial, o serviço de transporte coletivo da cidade.

Segundo o Executivo, os trabalhos ocorrem neste momento na Sefin (Secretaria Municipal de Finanças), com envolvimento da Seajur (Secretaria de Assuntos Jurídicos e Legislativos) e também da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana). "Cabe lembrar que sete empresas apresentaram propostas [cuja abertura ocorreu nesta segunda]. Assim que houver a definição, o município irá comunicar oficialmente a nova prestadora de serviços", expõe.

"Cabe ao Executivo"

A Prudente Urbano, por sua vez, afirma que o contrato de concessão foi extinto no dia 2 de dezembro, conforme decisão judicial proferida após a manifestação da Prefeitura, que concordou com o pedido da empresa de rescisão. Assim, desde então, o poder público é o exclusivo responsável pela prestação dos serviços de transporte municipal, aponta a concessionária.

"Em consideração à população e à necessidade do transporte público, a antiga concessionária disponibilizou sua frota para utilização do poder público, entretanto, não recebemos a formalização, por meio de contrato, da Prefeitura", esclarece.

A empresa acrescenta que a Prudente Urbano não pode mais, legalmente e por força da decisão judicial, prestar os serviços de transporte público, e, ademais, a concessionária ainda está tomando conhecimento da situação econômico-financeira e do estado dos ônibus deixados pela Prefeitura, após mais de quatro meses de gestão direta na empresa, devido à intervenção, quando toda a diretoria da empresa foi afastada. 

"Lamentamos o transtorno causado à população e o descaso com que a mobilidade urbana e o antigo contrato de concessão foram tratados pela Prefeitura, resultando nesse contexto de inércia com o cidadão prudentino", pontua.

Rescisão contratual

Na quinta-feira da semana passada, a Justiça, por meio do juiz Darci Lopes Beraldo, determinou o rompimento do contrato entre a Company Tur Transporte e Turismo Ltda. – a Prudente Urbano – e a Prefeitura. No dia seguinte, a administração municipal publicou o decreto 32.578/2021, que declara situação de emergência do serviço em razão da rescisão contratual, como forma de atenuar o cenário até a contratação emergencial de uma nova empresa para operar o serviço. Porém, no final de semana, não teve circulação do transporte público.

O Imparcial, no sábado, a Prudente Urbano informou que deixou à disposição da administração municipal todos os seus ônibus e funcionários, a fim de que o poder público mantenha a operação do serviço até que uma nova empresa seja contratada, "evitando assim a interrupção total do serviço essencial de transporte público à população". Um dia depois, a Prefeitura se posicionou e anunciou a retomada do serviço no começo da semana com 25 carros, atendendo a 19 linhas por toda a cidade. Eis que chega a terça-feira e, novamente, a população não encontra veículos em circulação. 

Publicidade

Veja também