“O clube pede desculpas”, diz André Garcia sobre suposto caso de injúria racial 

“Independente de ficar provado ou não, é uma situação que nos envergonha e que a gente lamenta”, ressaltou o presidente do Grêmio Prudente, em coletiva, hoje

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 19/03/2024
Horário 19:19
Foto: Caio Gervazoni
Após a coletiva de imprensa hoje, Grêmio Prudente treinou no Caetano Peretti, de olho no duelo de sábado
Após a coletiva de imprensa hoje, Grêmio Prudente treinou no Caetano Peretti, de olho no duelo de sábado

Mesmo diante das incertezas do caso envolvendo o torcedor do Grêmio Prudente acusado de proferir ofensas de cunho racial a torcedor do Red Bull Bragantino II no último sábado, o episódio reacende e traz à tona a questão do racismo no futebol. 

O zagueiro Guizão, do próprio Grêmio Prudente, relatou ter sofrido ofensas racistas por um torcedor da Votuporanguense na partida inicial da Série A3 2024, em janeiro. Em seu perfil no Instagram, Guizão pontuou o seguinte após aquela ocasião: “Essa não foi a primeira e nem a última vez que acontece comigo no meio do futebol. Torcer, pegar no pé isso é normal! Destilar ódio por motivos raciais é crime!!! E não fere o atleta, fere o ser humano! Não é um sentimento de tristeza, é de revolta! Até quando? Que a justiça seja feita! E o autor punido! Eu vou até o fim contra você, racista”. 

O astro do Real Madrid, o brasileiro Vini Júnior, talvez o melhor futebolista do mundo atualmente, é constantemente alvo de ofensas racistas por torcedores de diversos clubes de La Liga, na Espanha, e tem sido uma voz pela luta antirracista pra além do esporte.

Questionado se o Grêmio Prudente irá abraçar a causa contra o racismo, André Garcia pontuou que as situações de racismo estão tão próximas de nós quanto é possível imaginar, porém ponderou. “Óbvio que a gente tem que ter um cuidado também. Toda denúncia precisa ser seguida de provas. Mas é claro que ninguém irá levantar uma hipótese dessas [de injúria racial] e a gente acreditar que a pessoa está mentindo. Temos que dar credibilidade a um tipo de denúncia como essa, mas também temos que tratá-la com cuidado”.

Segundo Garcia, após o episódio, alguns boatos sobre o caso foram exagerados. “Chegaram, inclusive, a mencionar que teria sido eu que teria feito isso. Depois disseram que foi meu filho, que também não estava [no estádio] e ele tem 6 anos de idade. Então, as pessoas acabam levando para um lado ruim”, complementou.

“É óbvio que é um assunto sensível e que mexe com tudo mundo. O clube desde já pede desculpas a toda comunidade em geral, os torcedores, independente de ficar provado ou não, é uma situação que nos envergonha e que a gente lamenta”, finalizou o presidente do Grêmio Prudente.

Após a coletiva de imprensa hoje, o Grêmio Prudente treinou no Estádio Caetano Peretti, visando o duelo de sábado, às 15h, contra o União São João, de Araras, no Estádio Paulo Constantino, Prudentão, pela última rodada da primeira fase da A3.

Publicidade

Veja também