“O Conselho de Medicina permite que a transferência dos embriões seja feita na mulher com até 50 anos”

DR. WILSON JACCOUD, especialista em Reprodução Humana e Assistida

Empresas & Negócios - DA REDAÇÃO

Data 20/06/2021
Horário 06:57
Foto: Cedida
Dr. Wilson Jaccoud, ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana e Assistida, diretor do Fert-Embryo - Centro de Medicina Reprodutiva de Presidente Prudente
Dr. Wilson Jaccoud, ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana e Assistida, diretor do Fert-Embryo - Centro de Medicina Reprodutiva de Presidente Prudente

O médico Wilson Jaccoud - ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana e Assistida, diretor do Fert-Embryo - Centro de Medicina Reprodutiva de Presidente Prudente, fala sobre o crescimento do interesse em reprodução humana, motivos que levam uma família a procurar o procedimento, porque essa opção se tornou mais interessante nesse momento de pandemia e sobre o tempo de congelamento de óvulos. Ele explica como é o procedimento.

Durante a pandemia, cresceu o número de mulheres interessadas em reprodução humana? 
Sim, cresceu uma média de 5%.
 
Que motivos levam normalmente uma família a procurar o procedimento nas atuais circunstâncias? A preservação da fertilidade é um deles?
Podemos destacar como principal motivo a dificuldade de gravidez (infertilidade). Mas a preservação da fertilidade está sendo, sim, um dos principais motivos pelo casal procurar o procedimento nas atuais circunstâncias. Principalmente, em relação ao congelamento de embriões, visando a sua transferência após o casal ser vacinado.
 
Essa opção se torna mais interessante no atual momento?
Sim, sem dúvida nenhuma! Pois, garante seguranças aos casais. A primeira é em relação à saúde, isto é, de gestar apenas após a imunização contra a Covid-19. E a segunda é, a qualidade do embrião, pois independente do tempo, ao descongelamento não ocorre perda superior a 5% na qualidade desse embrião. Possibilitando a opção da transferência embrionária no momento mais oportuno, minimizando ou até evitando os riscos advindos da idade sobre seus futuros filhos.
 
O que torna uma mulher inapta para realizar o congelamento de óvulos?
Quando a mulher não possui mais reserva ovariana. Exemplo disso pode acontecer na menopausa precoce! Mulheres com caso de menopausa precoce na família devem sempre ficar atentas!
 
Por até quanto tempo eles podem ficar congelados?  
Para sempre! Mas devemos levar em consideração que o CFM (Conselho Federal de Medicina) permite que a transferência dos embriões seja feita na mulher com até 50 anos. Então, ao congelar os óvulos, a mulher deve usá-los para formar um embrião e transferi-los com no máximo 50 anos.
 
Como é o procedimento?
Inicia-se com a estimulação da ovulação, essa etapa consiste na administração de hormônios para estimular o crescimento de folículos. Assim que a maioria dos folículos atinge um volume médio de 18 milímetros, uma última medicação é aplicada, o HCG, para maturação final dos óvulos e coleta dos mesmos dentro de 34 a 36 horas.
O procedimento de coleta de óvulos é realizado com a mulher em sedação de curta duração. Neste momento, o médico ira retirar os óvulos do interior dos folículos ovarianos com o auxílio de uma agulha guiada por ultrassom endovaginal. O líquido aspirado vai diretamente para um tubo de ensaio e é entregue à embriologista para checagem e coleta dos óvulos. Posteriormente, são armazenados na incubadora para finalizar a maturação por cerca de duas horas. Após este período, é feita uma seleção dos óvulos maduros que são os adequados para a futura fertilização, e que posteriormente são congelados (vitrificação) em nitrogênio líquido a -196ºC.
Os gametas podem ficar armazenados nos containers de nitrogênio líquido por um tempo indeterminado, e quando a mulher decidir engravidar, eles são descongelados, fertilizados em laboratório e os embriões formados são transferidos para o útero.

FERT-EMBRYO
CENTRO DE MEDICINA REPRODUTIVA

https://www.fertembryomedreprodutiva.com.br/
Avenida Mathias Mendes Cardoso, nº 460
Presidente Prudente - SP
(18) 3222-1800
(18) 98127-6834 - VIVO
atendimento@clinicafertembryo.com.br
Horário de atendimento:.
Seg à Sex: 8h - 18h / Sáb. 8h - 12h

Cedida

Fert-Embryo - Centro de Medicina Reprodutiva de Presidente Prudente

Publicidade

Veja também