"O Monstro do Mar"

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 22/08/2023
Horário 08:00

O gênero de ficção científica marcou os anos 1950 do século 20 com diversos filmes de monstros como “O Monstro do Mar” de 1953 (The Beast from 20.000 Fathoms), um grande sucesso de bilheteria, dirigido por Eugène Lourié, e estrelado por Paula Raymond. “O Monstro do Mar” foi um dos primeiros filmes de monstros atômicos e inspirou diretamente a criação de Godzilla. O filme conta a história de um Rhedosaurus, um dinossauro congelado que é despertado por uma bomba atômica testada no Ártico. Ele sai do Atlântico Norte e vem causar o terror na cidade de Nova York. Efeitos especiais hoje simples (com monstros de borracha), mas que causaram sensação em sua época. 
    
“Teoria da Desinserção”

Existem múltiplas teorias biológicas que envolvem fundamentos genéticos, hormonais, moleculares para explicar os motivos porque envelhecemos. No entanto, também há teorias adjuvantes biopsicossociais que ajudam a explicar as diferenças de envelhecimento entre os diferentes tipos de seres humanos. A Teoria da Desinserção explicita a importância do papel social do idoso em sua comunidade como forma impactante de qualidade de vida, e também indiretamente de longevidade. A forma de vivenciar as perdas na velhice influencia significativamente na trajetória do envelhecer da pessoa. Viver e envelhecer são acumular os impactos sucessivos de perdas que podem ou não provocar danos corrosivos na existência do ser vivente: a aposentadoria, viuvez, e o ninho vazio com a partida de filhos e netos são momentos difíceis e dolorosos, contudo, a forma de lidar com eles é importante na continuidade do processo da vida. A resiliência diante de tais momentos inevitáveis pode evitar lutos perpétuos e sofridos, por processos de crescimento e redescobertas a cada nova fase vivida. No entanto, não é apenas um processo dependente das energias individuais, mas sim, da forma que o meio social lida com o idoso. Há uma tendência natural de perda de prestígio social, profissional e intelectual atrelada à ideia do envelhecer, que se somam a dificuldades econômicas das precárias condições previdenciárias nacionais. Essa desinserção do idoso diante de seus pares (profissionais, de amizade, religiosos e até mesmo familiares) se acentua com as situações relacionadas à vivência das limitações funcionais da idade. A fragilização do idoso e o enfrentamento de doenças crônicas e agudas contribuem para perda da independência funcional cotidiana e consequente redução da autonomia, ou seja, o seu poder de decisão. Com a desinserção, este idoso desaparece na intimidade dos lares, das instituições de longa permanência ou até mesmo se torna invisível para o resto da sociedade. Negligências, abusos e abandonos podem ser o golpe final desta cadeia de exclusão e desincorporação do idoso dos palcos da vida. 

Dica da Semana

Televisão 

Atores maduros de “Fuzuê”:
A nova novela global das 19h, “Fuzuê”, de autoria de Gustavo Reiz traz em seu elenco grandes nomes experientes integrando seu elenco: Edson Celulari (Nero), Lília Cabral (Bebel), Ary Fontoura (Seu Lampião / Lumière), Zezeh Barbosa (Gláucia), Zezé Motta (Dama de Ouro), Nathália Timberg (Jaci). 
 

Publicidade

Veja também