O município de Presidente Prudente foi contemplado com um novo curso de qualificação do Programa Trampolim 60+, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. São 20 vagas para a formação de introdução à logística de transporte.
A iniciativa será oferecida na Fundação Inova Prudente, no período noturno, com previsão de início para 19 de janeiro de 2026. O curso é gratuito, com carga de 80 horas, e oferece certificação. Para participar, é necessário ter no mínimo 60 anos, ser alfabetizado e residir no Estado de São Paulo.
O conteúdo qualifica o estudante para desenvolver soluções sustentáveis de mobilidade, avaliando diferentes modais de transporte, otimizando custos de frete e reduzindo riscos logísticos. Abrange princípios de logística, operações e custos; integração das áreas empresariais; características dos modais rodoviário, ferroviário, aéreo, aquaviário e dutoviário; transporte multimodal; técnicas de roteirização e formação de custos de distribuição; análise de riscos e seguros; além de tecnologias de segurança e especificações técnicas relacionadas ao uso e movimentação de contêineres.
Para concorrer a uma vaga, os interessados devem efetuar a inscrição até dia 11 de janeiro de 2026 pelo site www.trampolim.sp.gov.br.
O programa oferece cursos exclusivos para pessoas com mais de 60 anos, desenvolvendo novas habilidades, requalificando profissionais experientes e fortalecendo empreendedores maduros que desejam inovar e ampliar seus negócios.
"Os cursos de qualificação profissional gratuitos são destinados a adultos a partir de 60 anos com certificação garantida, visando a sua reinserção ou a busca de novas oportunidades no mundo do trabalho", aponta o Estado.