Ocorre no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre os dias 27 e 30 deste mês, a 43ª edição do Troféu Brasil de Atletismo, torneio que representa a última chance para os atletas brasileiros conseguirem índices para as Olimpíadas de Paris, em agosto.
O velocista prudentino, João Victor Belo de Sena, mais um prospecto da veloz família Sena, está no páreo por uma vaga na equipe Brasil de Atletismo, que irá disputar os 4x400m nos Jogos Olímpicos deste ano. Sua irmã, Maria Victoria Belo de Sena, por exemplo, está com um pé para representar o time Brasil do 4x400m no feminino em Brasil. Ela é a segunda colocada do ranking nacional entre as mulheres.
Já João Victor precisa baixar dois décimos de sua marca atual, que é de 0m46s44, para garantir um lugar entre os seis homens que irão representar o time Brasil nos 4x400m na capital francesa.
Ele tem 21 anos, é atleta da Fundacte (Fundação de Ciências, Tecnologia e Ensino) e irá competir nos 400 metros rasos no Troféu Brasil. João trocou uma ideia com a reportagem de O Imparcial e destacou a boa expectativa para a última disputa que vale vaga em Paris:
“Eu sou novo no atletismo, principalmente, na prova de 400 metros rasos, mas a nossa expectativa está relativamente boa, pois estamos em busca de participar das Olimpíadas pelo revezamento 4x400m, no qual participarão os seis primeiros colocados do ranking. A atualmente me encontro em nono do Ranking Brasileiro Adulto, com uma diferença de 2 décimos do sexto colocado”, destacou João, que é treinado pelo pai, o ex-velocista olímpico Inaldo Sena, que representou o Brasil em Barcelona nos Jogos de 1992.
O jovem atleta destacou que a preparação para estar em Paris começou em dezembro do ano passado, porém na jornada de treinamentos e competições vieram duas lesões. “Elas me tiraram um tempo das pistas, mas já estou de volta e vamos pra cima!”, disse João Victor, ao realçar que seu foco está totalmente voltado na disputa Troféu Brasil.