Polícia Civil indicia 15 integrantes de organização criminosa

Operação deflagrada hoje cumpriu busca e apreensão em diversas cidades, inclusive, no sistema prisional 

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 22/07/2021
Horário 12:19
Foto: Polícia Civil
Além desses 15 indiciados, outras três pessoas seguem sendo investigadas pela Polícia Civil
Além desses 15 indiciados, outras três pessoas seguem sendo investigadas pela Polícia Civil

A Polícia Civil indiciou 15 pessoas vinculadas a uma organização criminosa. Elas foram identificadas durante a Operação Cella, deflagrada hoje pela 1ª DIG (Delegacia de Investigações Gerais) da Deic-8 (Divisão Especializada de Investigações Criminais).

No total foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em diversas cidades do Estado de São Paulo: Presidente Prudente; Osvaldo Cruz; Presidente Venceslau; ; Pacaembu; Presidente Bernardes; Dracena; Assis; Santo Antonio da Posse; Ribeirão Pires; São Paulo; São Vicente; Mauá; Valparaíso e Mirandópolis.

A investigação é um desdobramento da operação Perfídia, coordenada pela 2ª Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes), que em junho do ano passado prendeu cerca de 30 suspeitos por envolvimento com o tráfico de drogas. O alvo foi uma célula responsável pelo tráfico a partir de países vizinhos.

De acordo com a Polícia Civil, foi constatado que parte dos presos tinham relação com organização criminosa e, diante disso, uma nova investigação foi deflagrada, desta vez, com o objetivo de identificar os integrantes, bem como delinear as suas ramificações na região de Presidente Prudente.

“A investigação apontou que os investigados de fato integravam organização e, dentro dela, exerciam funções bastante específicas”, afirma a Polícia Civil. “Alguns deles tinham a prerrogativa de indicar ou avalizar a viabilidade do ingresso de novos membros dentro da organização. Outros, ainda tinham funções disciplinares”, explica. 

Ainda conforme a polícia, a investigação concluiu que alguns indivíduos, mesmo presos, descumpriam as regras internas do estabelecimento prisional e buscavam, de toda forma, contato externo com comparsas. Após serem contatados, efetivavam as ordens e orientações. “Apesar de atuarem com grande foco na região, restou evidenciado que alguns membros comandavam setores do tráfico de drogas”, salienta.


Polícia Civil - Materiais apreendidos durante cumprimento dos mandados no Estado

A partir de agora, a investigação continua em busca de mais material probatório e identificação de outros integrantes do grupo criminoso. Os indivíduos foram indiciados pela prática dos crimes de integrar organização criminosa, lavagem de capitais, introdução de aparelho celular em estabelecimento prisional e financiamento ao tráfico de drogas.

Além desses 15 indiciados, outras três pessoas seguem sendo investigadas pela Polícia Civil.


Polícia Civil - Manuscrito traz dizeres referentes à facção criminosa paulista

Publicidade

Veja também