É preciso atenção redobrada em dias de intempéries

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 14/12/2022
Horário 04:19

Nos últimos dias, Presidente Prudente tem enfrentado muita chuva. Para se ter uma ideia, conforme a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, foram registrados 55 milímetros nas últimas 24 horas em leitura realizada às 9h desta terça-feira. Já no total acumulado nos últimos quatro dias são 135 milímetros, e essa quantidade de chuva vem ocasionando transtornos ao município.
Entre as diversas ocorrências registradas na cidade, o órgão cita deslizamentos de terra, quedas de árvores e alagamentos. Todos sabemos que a chuva é uma bênção, no entanto, quando precipita em excesso os prejuízos são certeiros. Portanto, é necessário redobrar a atenção e os cuidados em dias chuvosos, desde os pequenos gestos, como caminhar pelas calçadas, pois o risco de escorregar e se machucar é grande com o chão molhado, até na hora de dirigir e se proteger de raios. 
Outro cuidado importante a ser tomado pela população é com relação aos equipamentos elétricos. Em dias chuvosos a orientação da Defesa Civil é que os aparelhos sejam retirados da tomada, para evitar risco de curto-circuito ou até mesmo princípios de incêndio. No caso de tempestade de raios, deve-se evitar o uso de aparelhos como telefone celular - principalmente conectado à tomada, chuveiro, secador e outros.
Caso o nível da água suba ou entre na casa, colocar os móveis em superfície elevada, e retirar alimentos e documentos das prateleiras mais baixas. Nas vias, os motoristas devem redobrar a atenção: diminuir a velocidade, faróis devem ser ligados e as leis de trânsito devem ser estritamente observadas. Caso a visibilidade fique prejudicada, o correto é parar o carro no acostamento, longe de árvores e fora das estruturas metálicas de postos de gasolina por causa do risco de queda.
As intempéries não podem ser controladas pelo ser humano. Sendo assim, só nos resta nos cuidarmos e nos protegermos de estragos e prejuízos materiais, e ainda mais importante, de danos à nossa saúde. Seguindo as orientações da Defesa Civil com certeza os riscos são atenuados, de forma que as fortes chuvas passem sem causar tantos transtornos. 

Publicidade

Veja também