É preciso redobrar os cuidados contra o Aedes

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 06/11/2022
Horário 03:39

Não tem jeito. O assunto parece batido, muitas pessoas não aguentam mais falar sobre isso. No entanto, todos os anos são inúmeras as vítimas desse inseto minúsculo, mas capaz de fazer grandes estragos. Claro que estamos falando do Aedes aegypti, mosquito-vetor de várias doenças, principalmente da dengue. Nesta semana, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) informou que irá intensificar as ações de combate ao Aedes. O trabalho será realizado pelos agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde, e se estenderá pelos meses de novembro e dezembro.
Por mais que as pessoas saibam de cor e salteado quais cuidados devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito, é sempre bom reforçar. Manter os quintais limpos, sem nenhum recipiente que possa acumular água e virar criadouro desse indesejado inseto, é o primeiro passo. Também é necessário verificar se a caixa d’água está bem tampada; deixar as lixeiras bem tampadas; colocar areia nos pratos de plantas; recolher e acondicionar o lixo do quintal; limpar as calhas; cobrir piscinas; tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários; limpar a bandeja externa da geladeira; limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação; limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado; cobrir bem a cisterna; cobrir bem todos os reservatórios de água. Ou seja, todo cuidado é pouco! Se necessário, faça um checklist e verifique todos os cantos de casa. 
Pode parecer trabalhoso, mas são ações necessárias para evitarmos a proliferação do Aedes. Cada um deve fazer a sua parte, e não só esperar que o poder público tome providências. Até porque é impossível vencer essa “guerra” sem o auxílio indispensável de cada cidadão. Com a proximidade do calor e das chuvas, este pequeno inimigo causa ainda mais estragos. Portanto, precisamos redobrar os cuidados!

Publicidade

Veja também