Procure um posto de vacinação e diga sim à vida!

EDITORIAL -

Data 04/10/2023
Horário 04:15

Com a queda das coberturas vacinais nos últimos anos, principalmente durante e após a pandemia, temos, infelizmente, o risco de doenças que já estavam eliminadas por aqui serem reintroduzidas no Brasil. Para isso, pais e responsáveis devem se atentar aos cuidados, que não são poucos. Manter a imunização dos pequenos em dia é primordial.
Lançada oficialmente no sábado em todo o Estado e iniciada na segunda-feira em Presidente Prudente, a Campanha de Multivacinação segue até o dia 31 deste mês, e é voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. São 18 vacinas oferecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
O objetivo é atualizar as cadernetas de imunização e elevar as coberturas vacinais, reduzindo o risco de reintrodução e disseminação de doenças preveníveis por vacina no país. Entre os principais imunizantes, além da poliomielite, estão as vacinas contra hepatites, BCG, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e Covid-19. 
Para atendimento da população, todas as salas de vacina do município estão funcionando durante a semana, das 7h30 às 16h30. Quem comparece aos postos ainda ganha cupom para concorrer a prêmios, que serão definidos pela organização.
Para aqueles que trabalham e se veem impossibilitados de participar no horário estabelecido, haverá no próximo sábado, dia 7, o Dia D. A ação será realizada das 8h às 16h em nove postos de vacinação que estarão de plantão: ESFs (Estratégias de Saúde da Família) Vila Marcondes, João Domingos e Humberto Salvador e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Santana, Belo Horizonte, Brasil Novo, Ana Jacinta, Cohab e Guanabara.
Não há desculpas. Mantenha seu pequeno longe de preveníveis e indesejáveis doenças. Enfermidades que parecem simples, mas que podem comprometer toda a infância de meninos e meninas, com uma vida cheia de planos e sonhos pela frente. As vacinas são gratuitas. Basta procurar a unidade de saúde mais próxima, com a caderneta em mãos, para que ela seja conferida e, se necessário, atualizada.
Muitos deixam para a última hora, preferem enfrentar filas e aglomeração nos postos. Outros esperam a campanha ser prorrogada, para comparecerem às UBSs. Alguns deixam de ir. Muitos só se dão conta da importância da vacina e de ações como esta, quando, infelizmente, presenciam algum caso dentro da própria casa ou família. Às vezes pode ser tarde. Pra que esperar?
 

Publicidade

Veja também