Projeto forma “anjos” em rede de apoio social

Ação da Unoeste cadastrará voluntários do ambiente acadêmico para atender a população em geral, a partir de capacitações específicas; serviço é gratuito a todos

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 05/04/2019
Horário 08:36
José Reis - Lançamento do projeto ontem reuniu público acadêmico e membros da sociedade civil
José Reis - Lançamento do projeto ontem reuniu público acadêmico e membros da sociedade civil

A Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) lançou no fim da tarde de ontem um projeto que visa criar uma rede de apoio e autoconhecimento por meio do trabalho voluntário, quando a própria comunidade acadêmica será capacitada para realizar atendimentos humanizados para ajudar colegas ou sociedade como um todo, por meio da iniciativa intitulada de Anjos da Unoeste. “Vi no ano passado a necessidade de criar algo que pudesse atender às necessidades dos alunos que passavam por alguma dificuldade, sendo que o projeto consegue tratar qualquer tipo de transtorno emocional que essa pessoa pode ter. É um serviço que foi expandido agora ao ambiente externo, totalmente sem custos para todas as partes, e que fará a diferença”, informa o diretor da Faculdade de Medicina da Unoeste, Gabriel de Oliveira Lima Carapeba.

O projeto Anjos da Unoeste, conforme a instituição, está dividido em etapas, sendo a primeira delas a elaboração de um sistema online para recrutamento de voluntários interessados em participar. Em seguida, serão realizadas capacitações a partir da demanda de atendimentos que surgirem e temáticas consideradas importantes para o bem-estar subjetivo, e boa qualidade de vida, além de orientar os voluntários de como eles devem agir e proceder em cada situação.

“A terceira etapa será a identificação e pesquisa de ações, recursos e serviços que poderão posteriormente ser indicados para as pessoas atendidas pelo programa, pois os Anjos da Unoeste também serão vetores de informações para quem precisar de ajuda nos espaços de convivência em que estiverem presentes”. O projeto promoverá, dentre outras atividades, ações socializadoras com discussões de forma livre.

Os Anjos da Unoeste cadastrados serão identificados por meio de bottons nominais. O voluntário receberá certificado de participação em cada ação que se fizer presente e, ao final de um ano, poderá receber Certificado de Responsabilidade Social como mérito. “O simples gesto de ouvir a quem precisa pode ser o remédio necessário naquele momento”, afirma a instituição.

Projeto que deu certo

Ainda segundo a universidade, em época em que muito se discute sobre as doenças emocionais, dentre elas a depressão, projetos como esse, que nasceu em 2018 inicialmente na Faculdade de Medicina, possuem capacidade de trazer mudanças à sociedade em geral e não apenas no ambiente acadêmico. “Ao decorrer do ano passado foram surgindo novos braços desse programa e que permitirá o trabalho de diferentes realidades, em diferentes pessoas”, afirma Gabriel.

A aluna do nono termo de Medicina, Lívia Souza Primo, 26 anos, esteve na cerimônia, que ocorreu no Teatro César Cava, afirmou que ainda não faz parte do projeto, mas que viu nele a oportunidade de exercer a humanidade por meio do auxílio ao próximo. “Como ser humano mesmo, acho que esse é um cuidado muito importante. A saúde mental é algo que deve ser preservada, por isso resolvi conhecer melhor para me inscrever como voluntária”.

O aluno do oitavo termo do mesmo curso, Fábio Augusto dos Santos, afirmou que já percebia essa demanda de trabalhar questões psicológicas dos alunos dentro da universidade, de forma que levar isso ao ambiente externo é “gratificante”. “O interesse é mútuo e sabemos que haverá demanda. O aluno aqui não deve se formar apenas em sua área de interesse, mas naquilo que trará reflexos positivos à sociedade”, finaliza.

SERVIÇO

O projeto “Anjos da Unoeste” pode ser consultado por meio do site www.unoeste.br/anjos, sendo que no endereço é possível se cadastrar como voluntário, caso esteja no ambiente acadêmico da instituição, ou solicitar algum tipo de atendimento.

Publicidade

Veja também