Prudência e responsabilidade: palavras-chaves no trânsito

EDITORIAL -

Data 18/10/2023
Horário 04:15

Difícil o dia em que acidentes de trânsito não estampam as páginas deste diário. Atropelamentos, capotamentos, batidas frontais, laterais ou traseiras. As causas são diversas. Qualquer simples descuido ao volante pode ser fatal! Mesmo assim, há quem se arrisca e ainda coloca a vida de quem está junto em risco.
Conforme matéria divulgada na edição de ontem, a Polícia Militar Rodoviária contabilizou 2.245 autuações por infrações de trânsito nas rodovias e estradas do oeste paulista durante a Operação Padroeira 2023, realizada em todo Estado de São Paulo entre a última quarta-feira e domingo. As informações foram divulgadas pela corporação na segunda.
Apesar de não ter sido contabilizado nenhum acidente com vítima fatal na região, os números assustam. Durante a operação, um total de 2.673 testes de embriaguez foi realizado, resultando em autuações por diversas infrações de trânsito. As principais registradas incluem: imagens de radar (excesso de velocidade): 1.646 autuações; não uso do cinto de segurança: 337; ultrapassagem em local proibido, 138; embriaguez ao volante, 90; e uso de celular ao volante, 34 autuações.
Cobrindo um total de 1.530 quilômetros de vias em 55 municípios, a operação registrou dez ocorrências sem vítimas e 11 acidentes com vítimas, sendo 13 pessoas encaminhadas com ferimentos leves às unidades hospitalares. 
No mês passado, tanto se falou sobre a Semana Nacional de Trânsito... Peças de teatro nas escolas, panfletos educativos, palestras... Porém, infelizmente, ainda há muito a se avançar na educação e conscientização sobre os perigos viários. Não adianta aprender na teoria e falhar na prática.
Cobram boas estradas, reclamam dos pedágios e radares, mas na hora de fazer o mínimo - dirigir com prudência e cautela - não faz. Tudo será em vão, se o condutor não tiver responsabilidade. Falar ao celular, enviar mensagens, dirigir sem cinto de segurança, mexer no aparelho de som e tirar fotos, além de não respeitar o limite de velocidade são inadmissíveis para quem deveria dirigir com atenção e impedir essa triste realidade no trânsito brasileiro. A maioria dos acidentes pode ser evitada. Prudência e responsabilidade fazem toda a diferença!
 

Publicidade

Veja também