Recadastramento de motoristas encerra nesta sexta-feira

Profissionais que trabalham com o transporte escolar, taxistas, mototaxistas e condutores por aplicativos devem regularizar a situação; 203 seguem pendentes

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 29/03/2019
Horário 08:00
José Reis - Vistoria e entrega de credencial é o último passo do processo de cadastramento
José Reis - Vistoria e entrega de credencial é o último passo do processo de cadastramento

Hoje é o último dia para que motoristas profissionais de Presidente Prudente façam o recadastramento junto à Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) para o exercício de 2019, como é o caso dos transportadores escolares, taxistas e mototaxistas, além do cadastramento para os motoristas de aplicativos de transporte. Até ontem, das 421 solicitações realizadas na pasta, 218 (51,78%) estiveram presentes e concluíram o processo, com a realização da vistoria, sendo que outros 48,22% possuem apenas hoje para regularizar a situação, já que na segunda-feira tem início a fiscalização em parceria com a Polícia Militar.

“Como bons brasileiros, infelizmente os motoristas deixaram para a última hora e essa semana nós tivemos um aumento significativo na procura”, informa o educador de trânsito da Semav, Renato Gouvea.

De acordo com a Prefeitura, o processo anual de cadastramento e recadastramento é indispensável para que os motoristas e motociclistas profissionais recebam as credenciais necessárias ao exercício da profissão durante o ano de 2019, sendo que o prazo se encerra hoje. O período, no entanto, foi de movimentação média, já que até ontem 51,78% do público estimado esteve presente. No recadastramento estão: vans escolares, que tiveram 108 solicitações e 72 conclusões até a tarde de ontem; taxistas, com 87 pedidos e 26 conclusões; e os mototaxistas, que somaram 18 vistorias, que é a última medida do processo, contra 46 solicitações. Já no cadastramento estão os motoristas de aplicativos, que fizeram 180 pedidos de cadastros e, destas, 102 vistorias. Com isso, 203 motoristas estão pendentes.

“Esse é um momento importante, pois é quando levantamos as informações dos motoristas, realizamos a vistoria do veículo e, em seguida, entregamos o adesivo que deve ser colado no para-brisa do carro e que representa a credencial dele para o ano”, informa Renato. Ainda segundo o educador de trânsito, a maioria dos motoristas deixou para a última hora, “como bons brasileiros”, sendo que o fato de não buscar a pasta pode acarretar em problemas a partir de segunda-feira. “É que na data vamos iniciar, por meio do departamento de fiscalização da Semav e com o apoio da Polícia Militar, um processo de fiscalização contra aqueles que não fizeram o processo, portanto não possuem o adesivo, e que estão sujeitos às sanções”, expõe.

Trânsito consciente

Em frente ao prédio da pasta municipal, e após a vistoria final do veículo, motoristas são convidados a participarem de uma ação de conscientização no trânsito, realizada pelo Sest/Senat, e que tem como tema: “Nenhuma mensagem vale mais que a vida”, em alusão ao fato de que as pessoas ainda utilizam o celular ao dirigir. Ariane Pereira da Silva, técnica de campanha e eventos da instituição, afirma que o programa de prevenção de acidentes é uma ação nacional e que vem para alertar sobre a importância de se manter o foco no trânsito.

“É uma ação de orientação e para que eles reflitam um pouco mais, já que com o dia a dia as pessoas caem na rotina e comem atos como o uso do celular. Ao conversar com eles, todos relatam alguma história por causa do uso do aparelho, confirmam que cometem erros diversos, mas entendem a importância que tem o ato de ser responsável”, lembra.

O psicólogo de 29 anos, Kleber Ferreira de Lima, afirma que nas horas vagas atua como motorista de aplicativo na cidade, sendo que optou por ir ontem à Semav concluir o processo de cadastramento do veículo. Ao passar pelas orientações do Sest Senat, a reportagem conversou com ele. “Penso que não apenas os profissionais, mas todos aqueles que usam a via pública deveriam ver este material, pois diariamente vejo inúmeros acidentes bobos e que poderiam ser evitados com mais informações”, expõe.

Para o recadastramento, o interessado deve reunir todos os documentos exigidos:

- documentação do veículo e CNH (Carteira Nacional de Habilitação);

- certidão de regularidade junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social);

- certidão negativa de débito e antecedentes criminais;

- declaração de que está ciente que deverá atuar diariamente no serviço de transporte particular; - requerimento direcionado ao prefeito, entre outros documentos.

* Em seguida, conforme a administração, os veículos também serão submetidos a uma vistoria na Semav, onde serão verificados os itens de segurança exigidos pela legislação, além da avaliação dos condutores e checagem dos documentos para o exercício da atividade.

Fonte: Prefeitura

Dicas de segurança

Fique atento!

O uso do cinto de segurança é obrigatório, inclusive no banco traseiro.

Desacelere!

A pressa é uma grande inimiga dos condutores nas estradas.

Tenha cuidado!

Ultrapasse apenas quando for permitido.

Descanse!

É importante ter boas noites de sono antes de dirigir e fazer pausas nas viagens.

Alimente-se bem!

Uma alimentação saudável proporciona disposição ao motorista nas estradas.

Previna-se!

Viaje apenas com o veiculo revisado e informe-se sobre as condições das estradas.

Não use álcool e drogas!

Ao usá-las, o motorista perde os reflexos e a coordenação, habilidades essenciais para quem dirige.

Fonte: Sest/Senat

 

Publicidade

Veja também