Árvores natalinas resgatam o verdadeiro sentido da data: a vida!

EDITORIAL -

Data 01/12/2021
Horário 04:15

A partir deste sábado, Presidente Prudente contará não apenas com luzes e cores, remetendo a uma das datas mais celebradas no mundo e a mais comemorada do ano, mas também com ampla programação cultural, incluindo apresentações de corais e orquestras, food trucks e feira de artesanatos. Trata-se do evento Vila Natal da Vida, que seguirá até o dia 22, na Praça do Centenário, no Parque do Povo. 
As lojas, no centro, têm ficado cada vez mais iluminadas. E o projeto de decoração na cidade se estenderá a diversos pontos, como Museu e Arquivo Histórico Municipal Prefeito Antônio Sandoval Netto, Prefeitura, Praça Nove de Julho e as rotatórias. Nos shoppings, o Papai Noel já “deu as caras” e tem feito a alegria da criançada.
Desde já, elas aguardam ansiosas pela chegada do bom velhinho, pensando claro, nos brinquedos que ganharão, por terem se comportado bem durante o ano. Com a tradicional troca de presentes realizada geralmente na véspera, entre familiares e amigos, é bastante comum, também no período, a correria em busca da melhor lembrancinha para o “amigo secreto”. Parentes que não se veem há muito tempo planejam viagens, reencontros, tudo para colocar o papo em dia. Principalmente depois de um ano como esse, onde a pandemia (que ainda não acabou) ceifou vidas, destruiu famílias e ficamos totalmente isolados.
Logo logo o comércio também começa a ficar aberto até às 22h. Aí vem aquela ida básica às lojas, em busca da roupa que usará na véspera ou ainda dos pratos que farão parte da ceia. 
Em meio a tantas coisas e expectativas para o Natal, as pessoas acabam esquecendo o real sentido da comemoração. Alguns já montaram suas tradicionais árvores coloridas há dias. Mas o Advento – período de preparação para o nascimento de Jesus Cristo, aquele que morreu para nos salvar – teve início no último dia 28. É nesta época, quatro domingos antes do Natal, seguindo a tradição da Igreja Católica, que as pessoas devem começar a montar suas árvores e presépios, não esquecendo, claro, do verdadeiro significado da data e o que representa cada enfeite.
As árvores natalinas estão presentes em diversos lugares nesta época, pois, além de decorar o ambiente, simbolizam a paz, alegria e esperança. Montá-la não significa apenas deixar um espaço mais bonito. Entre os diferentes ornamentos, é o de maior representação, considerada um símbolo da vida, vida nova...
Aproveite o “momento de preparação” para refletir! Pense nos 365 dias que estão chegando ao seu final. Relembre o que aconteceu de bom e de ruim. O que valeu a pena? Perceba se houve mudanças, metas cumpridas ou a serem traçadas. O que deve ou não continuar no ano que está por vir? É hora de perdoar, pedir, refletir, mas, principalmente, agradecer! 
v

Publicidade

Veja também