TCPP recebe “Viva toda obra de José  Bottosso - in memoriam”

Vadinho diz que mostra é para homenagear o “Divino Mestre” no mês em que completaria 93 anos; “Ele será sempre motivo de orgulho para a memória prudentina”, diz o curador

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 22/08/2023
Horário 08:07
Foto: Oslaine Silva
No Brasil, várias localidades têm telas do artista, assim como no exterior
No Brasil, várias localidades têm telas do artista, assim como no exterior

“Seu trabalho é aberto, público e grandioso!”, exclama o artista plástico, Eri Santo, ou Vadinho como é conhecido, coordenador e curador cultural da Galeria Takeo Sawada do TCPP (Tênis Clube de Presidente Prudente), que como grande admirador do trabalho de José Bottosso, mais uma vez está promovendo neste mês a exposição “Viva toda obra de José Bottosso - in memoriam”, que faz exatamente uma homenagem às belas criações do artista pintor e professor que completaria 93 anos no último 12 de agosto. A mostra poderá ser apreciada, gratuitamente, até o dia 30 de setembro por todo o público que se permite encantar-se e viajar ora em águas calmas, ora turbulentas, retratadas em pinceladas e tintas numa tela!

Ele diz que tem feito esta exposição na Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos), Galeria Marcos Teodoro - Art Decor (Arte Gesso), no hall de entrada Fórum Trabalhista também. “Eu busco manter viva toda arte e obra de José Bottosso, ele que foi um talento lapidado com muito amor e dedicação por tudo que fez e ainda o faz pela cultura e progresso das artes plásticas na região do nosso oeste paulista. Bottosso será sempre motivo de orgulho para a memória prudentina”, destaca o curador, que iniciou a mostra no Tênis no último dia 14.

“Divino Mestre"

Para Vadinho, é importante manter viva a arte do Divino Mestre, mostrar sempre o grande artista que ele foi para assim fazer com que as autoridades e o poder público de nossa cidade, e quem sabe, por onde que existam obras dele pela região, Estado, país ou até lá fora, tornar o mesmo como patrimônio histórico. Para que isso seja feito, ele diz que é preciso preservar suas obras através de Tombamento Histórico, pois tratam-se de bens de valor histórico, cultural e afetivo como as obras que estão na Catedral de São Sebastião, Capela Nossa Senhora Aparecida, Campus II da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Capela do @hrHR (Hospital Regional) Domingos Leonardo Cerávolo. 

“EU BUSCO MANTER VIVA TODA ARTE E OBRA DE JOSÉ BOTTOSSO, ELE QUE FOI UM TALENTO LAPIDADO COM MUITO AMOR E DEDICAÇÃO POR TUDO QUE FEZ E AINDA O FAZ PELA CULTURA E PROGRESSO DAS ARTES PLÁSTICAS NA REGIÃO DO NOSSO OESTE PAULISTA”
Eri Santo, ou Vadinho

“Entre outras por aí afora, impedindo assim que venham a ser destruídas pelos mal feitores. Uma das principais contribuições dele além de artista foi ser um respeitado professor de desenho geométrico em escolas estaduais e particulares de Presidente Prudente e lecionando pintura por muitos anos no Conservatório Musical Maestro Julião”, menciona Vadinho.

Legado inigualável

Vadinho destaca que o maior legado que Bottosso deixou para que todos olhassem com bons olhos e não se esquecessem jamais de seu nome são as pinturas sacras na cidade e região. Sua obra é e será para sempre. “Estaremos elaborando um projeto para que as obras dele, desse projeto ‘Viva toda obra de José Bottosso - in memoriam’ possam circular nas escolas municipais, estaduais, faculdades de Prudente e região. Afinal ele é e sempre será um grande nome da nossa história e as crianças, adolescentes e os jovens precisam saber sobre a sua arte. Viva toda obra de José Bottosso!”, exclama Vadinho. 

Em sua passagem iluminada pela terra ele esteve em 189 exposições coletivas, 35 individuais e conquistou 19 prêmios nacionais e internacionais.

Bottosso no mundo

O grande mestre deixou esta vida terrena no dia 7 de abril de 2012, mas suas grandiosas obras permanecem aqui, ali e acolá! Elas não estão restrita em Prudente. Como já publicado em várias outras reportagens neste diário, quer sejam acervos públicos, particulares ou outras formas, estão espalhadas pelo mundo. 

No Brasil, por exemplo, várias localidades têm telas do artista como: no Estado de São Paulo, na cidade de mesmo nome, em São Caetano do Sul, Santos, Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Franca, Getulina, Dracena e em Presidente Venceslau na Igreja Santo Antonio de Lisbôa. Em outros Estados, Rio de Janeiro, as paranaenses Curitiba e Londrina, Brasília (DF), Salvador (BA), Arraial D’Ajuda (BA), Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT).

No exterior, em La Paz e Santa Cruz (Bolívia), Valparaizo (Chile), Paysandu (Uruguai), Offenburg e Hamburg (Alemanha), Chicago, Nova Iorque e Welster City-lowa (EUA), Londres (Inglaterra), Paris, Montpellier, Palavas-les-Flots, Marseilles, Sete e Nîmes (França) e Evora (Portugal).

SERVIÇO
Para visitar a exposição, os dias e horários são de segunda à sexta-feira, das 9h às 21h30 e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h. Aos interessados em adquirir uma obra do artista plástico José Bottosso, basta entrar em contato com Ana Bottosso pelo (11) 999927799 ou com Rosa Bottosso Passos (16) 99347-2114. Ou ainda com o curador Vadinho pelo (18) 99133-5463.

Fotos: Oslaine Silva

Curador diz que é preciso preservar obras do artista através de Tombamento Histórico


Permita-se encantar-se e viajar ora em águas calmas, ora turbulentas retratadas em pinceladas e tintas nas várias telas da mostra

Cedida

A filha bailarina Ana Bottosso e sua mãe Maria Apparecida Bottosso recebendo um mérito cultural em memória ao artista

Publicidade

Veja também