Tecnologia a favor da comunidade

Inspiradas pelo uso crescente dos celulares pela população, prefeituras da região vêm investindo na comunicação com os munícipes por meio de aplicativos, sites e Whatsapp

REGIÃO - WEVERSON NASCIMENTO

Data 19/01/2020
Horário 07:18
Jean Ramalho - “Prefeitura e Você” facilita a gestão de atendimentos e incidentes municipais
Jean Ramalho - “Prefeitura e Você” facilita a gestão de atendimentos e incidentes municipais

O uso das tecnologias está cada vez mais acessível nos dias atuais. Com elas, o acesso e a comunicação se tornaram mais ágeis entre os seus interlocutores. Inspiradas pelo uso maciço e crescente dos celulares pela população, prefeituras vêm investindo na comunicação com os munícipes por meio de aplicativos, sites e Whatsapp, tudo para concentrar a tecnologia a favor da comunidade.

Um destes exemplos é o site “Prefeitura e Você”, da Prefeitura de Presidente Prudente – um sistema integrado que facilita a gestão de atendimentos e incidentes municipais. No seu catálogo de atendimento estão disponíveis: reparos de iluminação e asfáltico, podas de árvores, fiscalização de terrenos, reparos de sinalização e fiscalização em imóveis irregulares.

De acordo com o secretário municipal de Tecnologia da Informação, Rogério Marcus Alessi, as pessoas, de modo geral, têm muito acesso à tecnologia. Então, quando elas podem utilizá-la para demandar serviços, facilitam sua vida e também da prefeitura. “Quando alguém registra um incidente pelo sistema não precisamos de um atendente, pois os serviços chegam através de formulário na internet. Então, conseguimos ampliar o atendimento”.

Já quanto aos adeptos da nova oportunidade, o secretário explica que a cada mês o número de incidentes abertos pelo sistema vem aumentando, no entanto, o telefone 156 ainda corresponde a 80% das demandas. Mas, conforme o tempo, as pessoas vão se interessando pela plataforma, pois se trata de uma ferramenta muito simples e que pode ser utilizada em qualquer momento do dia, inclusive, aos finais de semana.

“Quando o site registra uma ocorrência, dependendo do tipo de serviço solicitado, tem uma pessoa responsável que a recebe imediatamente no sistema. Depois disso, essa pessoa vai analisar e validar, além de solicitar, em algumas ocasiões, informações complementares. Com informações suficientes para a execução do serviço, a demanda é redimensionada para uma equipe que atuará na atividade. Inclusive, quem solicitou o pedido junto ao site poderá acompanha tudo pela internet”, explica o secretário.

Neste ano, a plataforma disponibilizará novos espaços e serviços. Segundo Rogério Alessi, a expectativa é que, em 2020, 100% dos serviços possam ser demandados pelo sistema e, para isso, a Prefeitura está redesenhando alguns processos e otimizando alguns departamentos.

AGILIDADE ATRAVÉS

DA TECNOLOGIA

Outro exemplo de tecnologia a favor da comunidade é o da Prefeitura de Presidente Venceslau, que disponibiliza o Whatsapp da Secretaria Municipal de Saúde para agendamento de consultas com o clínico geral. Entre as vantagens está a agilidade para o paciente, que não precisa se deslocar até o “Postão” para fazer o agendamento presencialmente, e uma redução de pessoas no local, uma aglomeração que, além de pressionar a recepção, expõe mais gente a uma possível contaminação de doenças.

Segundo a Prefeitura, o Whatsapp do Centro de Saúde deve facilitar o acesso do cidadão à Central de Atendimento e Agendamento de consultas para clínico geral, o que diminui a demanda e concentração de pessoas no “Postão”. O atendimento se dá pelo número (18) 99761-5822. 

Já a Prefeitura de Presidente Epitácio disponibilizou um número para que os cidadãos enviem fotos e vídeos pelo aplicativo, denunciando o descarte do lixo em locais inadequados, animais de grande porte soltos nas ruas e residências em situação de risco, como piscinas sem uso com água acumulada ou casas abandonadas, que podem abrigar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya. As mensagens podem ser enviadas ao número (18) 98104-0779.

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