É tempo de encanto e de paz 

- DA REDAÇÃO

Data 13/12/2022
Horário 04:55

O Natal encanta! Tudo relacionado a esta data tem o poder de trazer brilho aos olhos das pessoas, como forma de esperança, carinho e gratidão. O presépio é uma das marcas mais importantes desta data, pois, representa visivelmente o nascimento de Jesus.
Montar um presépio em casa já é tradição entre as famílias católicas. É um gesto que ajuda a preparar a celebração do nascimento de Jesus, lembrado em cada Natal. O termo vem do latim Praesaepe, que significa estrebaria ou curral. A presença do Menino Jesus no estábulo demonstra a grandeza de Deus representada na fragilidade de uma criança.
Conforme o site Canção Nova, o presépio foi criado por São Francisco de Assis em 1223. Ele montou o primeiro presépio em uma gruta, na Itália. Na época, a Igreja não permitia a realização de representações litúrgicas nas paróquias, mas São Francisco pediu a dispensa da proibição, para relembrar ao povo a natividade de Jesus Cristo. O objetivo de São Francisco era facilitar a compreensão do nascimento de Jesus. No Brasil, a cena do presépio foi apresentada pela primeira vez aos índios e colonos portugueses em 1552, por iniciativa do padre José de Anchieta.
Também para transformar essa data aos olhos das pessoas, o metalúrgico aposentado Jair Ferreira de Castro, 75 anos, segue com sua tradição. Ele monta o presépio na área externa da casa, o que chama a atenção de quem passa por ali. O que é plausível, já que, com isso, as pessoas se interessam e muitas crianças conseguem enxergar ali o verdadeiro sentido do Natal. A montagem do presépio, segundo Jair, acontece religiosamente, desde 2015, sempre no dia 15 de novembro.
O presépio é um gesto que muito ajuda na espiritualidade do Natal, pois retrata a cena do nascimento do Senhor. Que todos possam entrar nessa conexão do real sentido natalino e que sejam multiplicadores da salvação e da Palavra de Deus.

Publicidade

Veja também