É tempo de refletirmos sobre nossas ações e revermos nossas práticas

EDITORIAL -

Data 22/02/2023
Horário 04:15

Neste dia de hoje, lembremo-nos com a imposição das cinzas abençoadas colocadas sob nossas cabeças, em nossas testas, que somos pó e  ao pó da terra voltaremos, assim como está em Gênesis 3-19. Com a Quarta-feira de Cinzas, adentramos num tempo em que somos chamados fortemente a refletirmos sobre nossas ações, rever nossas práticas. 
Hoje entramos na Quaresma, é tempo de respeito, ou deveria ser se pensássemos bem que a fé em nosso Cristo Senhor deve ser o combustível de nossas vidas. Devemos a Ele o ar que respiramos, a natureza que enxergamos, os passos que damos... Este é um tempo em que somos convidados a nos convertermos, como expôs em publicação neste periódico na data de ontem, o padre Sandro Rogério dos Santos, pároco do Santuário Diocesano de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, e vigário Episcopal da Primeira Região de Pastoral de Presidente Prudente. Segundo ele, é um tempo penitencial: “convertei-vos e crede no Evangelho” como diz o presbítero quando impõe as cinzas sob as cabeças de cada fiel.
Ele lembra que neste período, há três gestos propostos pela igreja: o jejum, a esmola e a oração. Então não perca tempo, jejue, pratique a caridade, tem tanta, mas tanta gente precisando de ajuda. E ore, ore todo o tempo. A oração é o nosso melhor remédio! 
Nesse tempo quaresmal, para os católicos, como diz o site da CNBB “Particularmente no Brasil, a Igreja nos propõe a Campanha da Fraternidade, que neste ano nos trás como tema: “Fraternidade e Fome” e como lema, inspirado no Evangelho de Mt 14,16: “Dai-lhes vós mesmos de comer”!  Seja piedoso, olhe ao seu redor, volte o seu olhar à realidade que te cerca. Tem muitos necessitados em bairros, nas ruas da sua cidade. Tem muitas casas que inundam ou são destelhadas quando chove, em sua cidade. Tem muitas crianças chorando com fome e os pais porque não tem como dar-lhes de comer, em sua cidade.
Vamos nos preparar espiritualmente com toda intensidade que pudermos para celebrarmos o Mistério Pascal do Senhor: sua paixão, morte e ressurreição. Você já parou para pensar que Deus enviou o Seu próprio filho para nos salvar? Que Jesus morreu por nós? Mas também ressuscitou por nós?! Busquemos a Palavra de Deus nesses 40 dias para que possamos atravessar os desertos de nossas vidas e chegarmos a nossa terra prometida! Jesus é a verdade e a vida! Lembre-se disso!
 

Publicidade

Veja também