“Treino forte! O prazer sempre vem depois da missão cumprida! Correr é preciso! Enquanto eu respirar!”

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 17/08/2019
Horário 08:52
Carolina Kato/Cedida - Magda coleciona medalhas: "O atletismo é a base de todos os esportes"
Carolina Kato/Cedida - Magda coleciona medalhas: "O atletismo é a base de todos os esportes"

Mais uma atleta é destaque em nosso jornal diário! A mulherada está com tudo no mundo esportivo! Que o diga a velocista veterana, Agda Marcia dos Santos, 52 anos, que participa hoje e amanhã do 51º Campeonato Estadual de Atletismo Master, na pista do Ibirapuera, em São Paulo. Neste sábado, às 11h, ela corre os 100m (metros rasos), às 14h, os 200m, e às 17 h, 4x100. Amanhã, ela compete nos 400m, às11h. Ela, que é fisioterapeuta, divide seu tempo com o trabalho, a família e os amigos com seus treinos na academia três vezes por semana, à noite, na Core Performance. E no sábado de manhã, na pista da FCT/Unesp (Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), campus de Presidente Prudente.

Quais as expectativas para sua participação neste campeonato?

Minha categoria é a mais concorrida e mais forte, 50-54 anos. Treinei com objetivo de brigar por uma boa colocação, então, estou muito confiante!

Você vai participar das provas de 100m, 200m, 400m e revezamento 4x100. Com quem fará o revezamento?

Então, no revezamento a prova 4x100 a equipe é montada na hora, porque não temos atletas velocistas na região para formar o grupo na modalidade.

Desde quando você corre?

Eu já fiz parte da equipe de atletismo de Prudente do ano de 1983 a 1994. Parei e retornei em 2015. Desde então tenho participado de todos os eventos do atletismo master paulista e brasileiro.

Antes do atletismo praticou alguma outra modalidade?

Comecei no handebol no Paraná [PR], em 1981, depois fui convidada para participar do atletismo. Me apaixonei pela modalidade!

De modo geral, como você vê o apoio aos esportistas brasileiros?

Acredito que o atletismo, em especial, deveria ser mais valorizado, porque é a base de todos os esportes. Trata-se de uma modalidade que prepara o atleta para todos os outros esportes. E, particularmente resgata o que existe de mais bonito no físico do ser humano!

Quem a treina? Onde e quando são seus treinos?

Meu técnico é Inaldo Sena, treino na academia Core Performance, três vezes por semana no período da noite. No sábado treino pela manhã na pista da FCT/Unesp. Treino forte! Debaixo de muito sol e pra relaxar um banho de imersão no gelo! Só louco! O prazer sempre vem depois da missão cumprida!

Dá para conciliar tudo isso em 24 horas?

Tenho que conciliar [risos] o tempo com o meu trabalho e a rotina com a família! E que bom que conto sempre com o apoio das minhas filhas, dos amigos. Correr é preciso!
Enquanto eu respirar!

Quais as suas conquistas no atletismo?

Muitas, em todos os sentidos! Mas, em se tratando de pódios e medalhas, fui campeã brasileira nos 100m, duas vezes, e uma nos 200m. Além de campeã paulista por duas vezes nos 100m, e três nos 200m.

O esporte é uma "arte" fundamental que deve ser mais exercida pelo ser humano? O que você me diria sobre esportes?

Nessa geração digital é muito mais cômodo limitar a vida, incluindo o esporte de forma virtual. É lamentável, pois os valores do esporte como atividade física e saúde acabam esquecidos... Mas, ainda falta apoio e sobram interesses políticos que distorcem os valores do esporte.

Publicidade

Veja também