“Vida saudável é fundamental na prevenção do câncer”

O médico urologista Lorival de Matos faz alerta para os cuidados com a saúde do homem e diagnóstico da doença na próstata

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 15/11/2020
Horário 03:50
Lorival de Matos Rodrigues, em seu consultório na Rua Dr. Gurgel
Lorival de Matos Rodrigues, em seu consultório na Rua Dr. Gurgel

Médico alerta para cuidados com a saúde do homem e diagnóstico do câncer de próstata. Lorival de Matos Rodrigues, 69 anos, nasceu na zona rural do distrito de Aveiros, em Portugal e chegou ao Brasil em 1962, com 11 anos de idade, direto para Presidente Prudente. Na cidade ele fez o chamado “curso de Admissão” com dona Flora – famosa na época, no ginásio no IE (Instituto de Educação) Fernando Costa, o colegial no Escola Estadual Comendador Tannel Abbud (Vila Marcondes) e em 1970 foi para São Paulo fazer o “cursinho” durante um ano, até ingressar na Faculdade de Medicina, na Santa Casa. Ficou 11 anos na capital paulista, retornando ao interior inicialmente por quatro anos em Ilha Solteira. Em 1985 abriu seu consultório de urologia em Presidente Prudente. Casado com Dalva Alessi Rodrigues, têm três filhos, Matheus, médico urologista, Gabriel, agrônomo, e Beatriz, médica dermatologista. Tem quatro netas: Helena, Celina, Betina e Gabriela. Hoje divide sua clínica com o filho Matheus Alessi Rodrigues, também urologista, formado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, com residência em cirurgia geral pelo Hospital do Vale do Paraíba, em Taubaté e residência em urologia pelo Hospital Ana Costa, em Santos.

 

Quais os níveis da incidência do câncer de próstata atualmente no Brasil? Tem aumentado?

Na realidade a incidência do câncer de próstata no Brasil está estabilizada há vários anos e acontece em torno de 17% da população acima de 50 anos de idade. Há 30 anos, quando comecei a carreira, quando tínhamos um diagnóstico de câncer de próstata não havia o que fazer, a não ser esperar a pessoa piorar para fazer um tratamento paliativo. Hoje, graças ao grande avanço da medicina, podemos propor um tratamento curativo, com chance de cura, em torno de 90%.

 

Qual a melhor forma de prevenção?

A vida a saudável é fundamental, não só em termos de prevenção de câncer de próstata, mas em termos de saúde, em termos gerais. Mas, se tem uma coisa que não faz bem para a próstata é carne gorda. A gente sabe que os maiores índices de câncer de próstata na população são nos locais onde se come uma quantidade maior de carne gorda, e os menores índices onde se ingere uma quantidade menor. Além disso, iniciar os exames preventivos a partir de 45 anos anos, uma vez por ano, fazendo o toque retal e o PSA. Para casos de pessoas que já tem incidência na família, recomendamos iniciar aos 40 anos.

 

“O PRECONCEITO

EXISTE MAS É UMA

QUESTÃO CULTURAL”

 

Existe muito preconceito também com relação ao exame de toque. Por que esse procedimento é necessário?

O preconceito existe mesmo. Isso é uma questão cultural. Mas o toque retal é uma arma muito importante para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Outra é o PSA, um marcador prostático muito importante.

 

Os homens passam boa parte da vida livres de incômodos que a mulher tem. Talvez isso deixe eles mais relaxados com a saúde. Mas, de acordo com sua experiência, quais são os maiores assombros dos homens quando eles procuram o médico?

A grande maioria dos homens, quando procuram o urologista para fazer uma avaliação, vem induzidos pela esposa. Na maioria das vezes é ela quem marca a consulta. Isso é cultural. Porque as mulheres já estão habituadas com os exames anuais. O homem nunca teve esse hábito. Mas agora isso é necessário. Em segundo lugar, a divulgação da mídia sobre a necessidade dos exames preventivos.

 

Muitos não fazem o exame da próstata por puro machismo, mesmo sabendo do risco que correm. Como é feito o exame? É rápido? Doloroso?

O toque retal é um exame rapidíssimo, dura alguns segundos. Praticamente é indolor.

 

“O PAPEL DA

MÍDIA É

FUNDAMENTAL”

 

O tratamento da doença é complicado?

Hoje as cirurgias abertas e laparoscópicas são feitas rotineiramente em Presidente Prudente, com resultado muito bom, chance de cura de 90%. Em casos mais avançados temos que oferecer tratamentos  que são mais paliativos, como a radioterapia, braquioterapia, quimioterapia, bloqueio hormonal.

 

Como diminuir o preconceito e o constrangimento dos homens para se submeterem aos exames preventivos e de diagnóstico?

O papel da mídia é fundamental. Quanto mais você esclarecer, educar, motivar as pessoas a se submeterem aos exames preventivos e de diagnóstico, menor o preconceito e o constrangimento dos homens em terem esse cuidado que vale uma vida!

 

SERVIÇO

Clinica de Urologia

Lorival de Matos Rodrigues

Matheus Alessi Rodrigues

Rua Dr. Gurgel, 661

Telefone: (18) 3222-8196

Presidente Prudente

 

Lorival de Mattos Rodrigues e o filho Matheus Alessi Rodrigues, ambos Urologistas

Publicidade

Veja também