Voluntários estendem suas mãos e aquecem moradores de rua

Sem questionamentos nem julgamentos, católicos, evangélicos e membros de projetos vão até os mais necessitados e lhes dão de comer, de beber, vestir e se proteger do frio

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 20/05/2022
Horário 04:00
Foto: Cedida
Moradores de rua em Prudente podem ser vistos embaixo de pontilhão, marquises...
Moradores de rua em Prudente podem ser vistos embaixo de pontilhão, marquises...

Devido à queda brusca das temperaturas em toda região, entidades religiosas de diversas denominações, mais uma vez de mãos dadas, acolhem seus irmãos que vivem em situação de rua, em Presidente Prudente. São católicos, evangélicos, anônimos que por terem um coração que pulsa não só por si, mas pelo próximo, se preocupam com o bem-estar dos mais necessitados.
Segundo Jairo Benvenuto, coordenador da Pastoral Servos da Misericórdia, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Maristela, essa parte, “graças a Deus” está tranquila, pois cada dia da semana uma equipe é responsável por esses cuidados com estas pessoas. “Porque nossos irmãos de rua estão assistidos com alimentação, agasalhos, cobertas. Por exemplo, hoje [ontem] sairemos com 40 cobertores para distribuir. Aí podem perguntar: mas não é pouco? Sim, é pouco, mas sabemos que, anteontem, o pessoal da Paróquia São José entregou 60 cobertores. Ou seja, nos comunicamos. Temos uma interação muito boa pelo WhatsApp exatamente para sabermos quem vai entregar o que. Quem pegou, quem faltou. Esse tipo de coisa”, expõe o coordenador, que pratica esse bem maravilhoso a estas pessoas há mais de 15 anos. 
Como já publicado neste periódico, em julho do ano passado, Jairo lembra que esta iniciativa tomou força durante a pandemia, quando ele conseguiu juntar todo o pessoal que faz esse tipo de trabalho nas ruas da cidade. 
Assim, de domingo a domingo, voluntários fazem a sua parte da melhor maneira possível, alimentando quem precisa, inclusive com a Palavra de Deus. 
Na Bíblia está explícito que Jesus Cristo se identifica com o pobre, com o excluído e marginalizado. Portanto, ao manifestarmos nosso amor e cuidado com o próximo, estamos também nos aproximando de Jesus. Pense nisso e doe aquilo que você não precisa ou que tem demais e pode repartir.

Dão as mãos e se aquecem

Jairo diz que está aguardando uma solicitação que fez particularmente à Lucimara Rodrigues, esposa do vice-prefeito Izaque Silva (PL), para tentarem iniciar um projeto que já é realizado na capital paulista, onde a Prefeitura abre pontos como o PUM (Parque de Uso Múltiplo) ou ginásios de esportes para abrigar essas pessoas nestes dias mais frios do ano. 
“É um projeto que está nascendo, no interior ainda não é realizado. E acompanharemos, porque eles confiam em nós. Existe um elo de confiança. Vamos aguardar, porque o frio não é apenas nessa semana, junho e julho estão aí e não podemos largar esse povo na rua para, de repente, um vir a óbito”, salienta o coordenador dos Servos da Misericórdia.
Padre Rodrigo Gomes de Moreno, pároco da Maristela, acrescenta que realmente esse período chama muito mais a atenção para essas pessoas em estado de vulnerabilidade, em especial os moradores de rua, os mais carentes.  “Realizamos junto aos Servos da Misericórdia dando o nosso melhor também levando cobertores, agasalhos, leite e caldo quentes. Todas as doações que estamos recebendo destes itens são para estas pessoas. Aqueles que puderem fazer suas doações, independente de entidade, saibam que será de grande valia”, destaca o padre, salientando que todas as entidades religiosas dão as mãos para realizar esse apoio ao próximo. 

Serviço de atendimento

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), informa que as equipes de abordagem já se organizaram para atuar de forma especial neste período de frente fria, atendendo à população em situação de rua. 
Além de verificar as necessidades de cada pessoa, como agasalhos e alimentos, eles também são convidados a se abrigarem no Sapru (Serviço de Atendimento a População de Rua e Migrante) - antiga Casa de Passagem -, onde eles têm acesso a dormitórios, alimentação, banheiros e atendimentos multiprofissionais.

NA RUA COM OS IRMÃOS

SEGUNDA-FEIRA
Projeto Unidos pelo Amor ao Próximo – Fabiana
Projeto Restaurando Vidas - Jack

TERÇA-FEIRA
Paróquia São Judas Tadeu - Anderson e sua turma

QUARTA-FEIRA
Aguinaldo e alguns amigos
Renan e alguns amigos

QUINTA-FEIRA
Catedral de São Sebastião
Projeto Corrente do Bem - Lucas

SEXTA-FEIRA
Pastoral Servos da Misericórdia - Nossa Senhora do Carmo (Maristela)

SÁBADO (um ou outro tem alteração)

Paróquia Santo Antônio, Junior, do Projeto Esperança, está fazendo no momento

DOMINGO (um ou outro tem alteração)
Zé Luiz, Paróquia São José, entrega pela manhã um café da manhã; Dirce, de Regente Feijó, serve janta um domingo sim outro não aos irmãos; Nelson Fernandes e alguns amigos fazem o outro domingo, com lanches e tubaína.

SERVIÇO
Para ser um colaborador clique no link abaixo ou adicione o Whatsapp: (18) 99129-4258. 
https://api.whatsapp.com/send?phone=5518991294258.

Foto: Cedida

Padre Rodrigo levando a Palavra de Deus aos mais necessitados que vivem nas ruas

CONFIRA TAMBÉM

Pastoral prudentina recebe prêmio por trabalhos com pessoas em situação de rua na pandemia

Publicidade

Veja também