104º Sarau Solidário apresenta, hoje “A Noite”, às 19h30, no auditório do Matarazzo

Evento ocorre neste sábado no Auditório Sebastião Jorge Chammé, no Centro Cultural Matarazzo de Presidente Prudente; entrada é um quilo de alimento por pessoa que será destinado para uma instituição social

VARIEDADES - ALINE MARTINS

Data 18/11/2017
Horário 13:14
Cedida
Cedida

Literatura, música, dança, fotografia... Estas são algumas das vertentes artísticas apresentadas no Sarau Solidário da APE (Associação Prudentina de Escritores). E novembro marca a edição de número 104 trazendo o tema “A Noite”. Será neste sábado no Auditório Sebastião Jorge Chammé, no Centro Cultural Matarazzo de Presidente Prudente, - como sempre ocorre em todo terceiro sábado de cada mês -, às 19h30. O evento é solidário porque pede como ingresso, mantimentos para instituições filantrópicas da cidade e região.

Segundo o presidente da associação, Carlos Francisco Freixo, com o tema “Noite” existe os sentimentos contraditórios – próprios do ser humano – entre conquistas e distanciamentos, entre buscas e afastamentos, entre tormentos e sonhos percorrem horas sem fim. Acrescenta que há o clamor de um ou de um não, e é o ser humano em sua permanente busca de sintonia consigo mesmo ou com parceiros que fortaleçam essas noites insones.

“Ao anoitecer, a contradição emerge. Medo do escuro na cidade iluminada. Momento de repouso afrontado pela insônia. Acomodação diante uma tela de TV que informa, desinforma. Êxtase diante de aplicativos brilhantes que nos aproximam de todos e de ninguém. A noite motiva os amantes e intensifica as dores do corpo e da alma. Nos bares, salões, a noite disfarça os rostos angustiados e a música convida para a valsa da vida e o bolero dos amantes. Não vamos subestimar os poderes da noite”, resenha o presidente da APE.

“Estamos nos preparando para este encontro de que se realiza sempre no terceiro sábado de cada mês abordando sempre um tema diferente e fazendo uma ligação entre todas as artes: é o nosso Sarau Solidário”, destaca Freixo.

 

Ao anoitecer, a contradição emerge. Medo do escuro na cidade iluminada. Momento de repouso afrontado pela insônia

Carlos Francisco Freixo,

presidente da APE

 

União

Como as novidades não param, o presidente da associação adianta um evento que ocorre já no mês que vem. “Em dezembro faremos o primeiro Sarau junto com a Academia Venceslauense de Letras”, comenta Freixo, que destaca o tema do encontro “Renascendo”. “E assim, teremos o Sarau de número 105”, pontua. Ele ainda salienta que o tema é para que a “voz não seja silenciada”. “Que a nossa voz não se silencie quando a melancolia se aproximar dos nossos dias. Que a força divina nos inspire a seguir, a renascer em busca da felicidade eterna. Que nada nos faça desistir. Que todos possam encerrar seus diversos ciclos da vida e recomeçar a cada dia, a cada fim de ano, a cada amor perdido, a cada amizade desfeita, a cada dor que nos dilacera. Renascer é ter a capacidade de se superar, ganhar forças para ir além de si mesmo e encontrar um novo caminho, uma nova resposta, novas metas e sonhar outra vez, cada um a seu modo e no seu tempo: um tempo diferente, mas comum a todos nós”, pontua. E ainda frisa: “Que tal renascermos com nossos versos, nossos talentos, nossa arte?

 

Próximo

O sarau de número 106 está programado para ocorrer no dia 16 de dezembro, sob o tema “Pela Paz, Pela Alegria, Pelo Amor”. “Quando supero meus obstáculos, é pouco; afinal, nos tornamos sempre mais ao celebrar este momento em que não sou eu apenas, somos todos nós irmanados para criar esperança, entusiasmo e sempre melhores expectativas diante dos dias que chegam para serem aprendidos, conquistados e compartilhados”, comenta Freixo.

 

Artistas presentes

Arte: Celso Aguiar

Música: Vítor Vani Ortega, Cida Ajala, José Júlio Samogim

Dançarinos: Chico Luz e Eliane Vani

Fotografia: Maurício D’S

 

Escritores

Altino Correia,

Ângela Afonso,

Aparecida Gianello,​

Apparecida Correia,

Carlos Francisco Freixo,

Célia Marli Raimundo,

Cleusa Cardoso,

Eliane Vani Ortega,

Fábio Santana Luiz,

Felipe Andrade Farah,

Helena Cararo,

Itamar Rabelo,

Luiz Lima,

Cida Girotto,

Neucélia Félix,

Rafael de Campos,

Rodrigo Campos

Publicidade

Veja também