105 anos de Prudente, uma cidade em constante desenvolvimento!

EDITORIAL -

Data 14/09/2022
Horário 04:15

Nesta quarta-feira, 14 de setembro, Presidente Prudente comemora seu 105º aniversário. Em alusão à data, milhares de pessoas devem acompanhar, a partir das 8h30, na Avenida Washington Luiz, a tradicional Parada Festiva. O evento, que ficou dois anos sem ser realizado, devido à pandemia, reunirá mais de 70 grupos, entre escolas, entidades e forças armadas, além de bandas e fanfarras, que farão bonito durante todo o percurso, homenageando a cidade e encantando quem estiver pelo local. 
As festividades já vêm sendo realizadas há algum tempo e noticiadas com destaque nas páginas de O Imparcial. Eventos esportivos, culturais, feiras, e a velha e famosa conhecida Expo Prudente que, de volta ao formato presencial, tem atraído multidões desde o dia 6, no Recinto Jacob Tosello, com shows, leilões, exposições, rodeio, parque e diversas outras atrações, oferecidas “para todos”. Nesta noite, sobem ao palco João Marcelo & Juliano e Lorena Cristine, pratas da casa.
Falando nisso e aproveitando a data, é importante falar dos inúmeros talentos e atrativos que a cidade tem. Não só no meio artístico, mas também no setor esportivo. Como se não bastassem aqueles que levam o nome de Prudente, país e mundo afora, como Thiaguinho e Ariane Sorriso, só para citar alguns, temos agora o Grêmio Prudente perto de conquistar o título da Bêzinha e, o melhor, com acesso garantido à Série A3 do Paulista, em 2023!
Em julho deste ano, o município de Presidente Prudente ficou na 43ª posição entre as 50 melhores cidades de grande porte do Brasil para se viver no ranking de 2022, publicado pela Revista Istoé. No ranking nacional de desempenho da atenção primária à saúde, divulgado em agosto, a cidade aparece em segundo lugar, com 8,9 pontos em uma escala que vai até 10.
Neste pouco mais de um século de existência, Prudente – fundada pelos coronéis Francisco de Paulo Goulart e José Soares Marcondes – deixou de ser um pequeno povoado implantado em torno de uma estação ferroviária para se transformar na capital do oeste paulista. Forte na agropecuária, tem investido cada vez mais em tecnologia e inovação, recebido novas empresas, gerado renda e empregos. Se destacado no comércio, serviços e também na educação, consolidando-se como polo de formação superior.
Atualmente, é um dos principais polos industriais do oeste paulista. Tem um dos maiores festivais de teatro do país, o Fentepp. Além do César Cava e do Teatro Municipal Procópio Ferreira, passou a contar em 2014, com o Teatro Paulo Roberto Lisboa, que recebe durante o ano elenco de peso e renomadas peças. Podemos citar ainda o IBC e o Centro Cultural Matarazzo que, restaurados, abrigam hoje importantes eventos e diferentes atrações a todo tipo de público. Sem falar no Parque do Povo e a Cidade da Criança, referências em área verde e lazer, ideal para quem busca tranquilidade e passeio com a família.
Claro que ainda há muito a melhorar. E, Prudente segue de olho no progresso e no desenvolvimento, pronta para educar e profissionalizar! Parabéns, capital do oeste paulista. É muito bom viver aqui!

Publicidade

Veja também