18º BPM/I celebra 58 anos à frente da região “mais segura do Estado”

“É a realização de um sonho pessoal e também profissional comandar esse batalhão”, declara o comandante do órgão, tenente-coronel Luís Nelson Disaró

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 14/03/2024
Horário 17:02
Foto: Maurício Delfim Fotografia
Solenidade especial, na sede do CPI-8, foi marcada por desfile dos oficiais a pé e motorizados
Solenidade especial, na sede do CPI-8, foi marcada por desfile dos oficiais a pé e motorizados

“É a realização de um sonho pessoal e também profissional comandar esse batalhão, que ajuda o Estado sendo a região mais segura do território paulista. É um motivo de muita felicidade para a minha pessoa, de alegria e satisfação”. Assim o comandante do 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), tenente-coronel Luís Nelson Disaró, definiu seus sentimentos ao comemorar nesta quinta o 58º aniversário do órgão, responsável pela segurança de 21 municípios no entorno de Presidente Prudente, com uma solenidade especial, na sede do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), que foi marcada por um desfile dos oficiais a pé e motorizados.
“O principal motivo para celebrar é justamente este, de conseguir alcançar os indicadores criminais que são estipulados pela SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo), tornando a região a mais segura do Estado”, reforça o comandante. “A satisfação com o trabalho realizado ante os 21 municípios da área do batalhão é plena. Logicamente que sabemos que temos que continuar a realizar este trabalho profícuo para melhorar ainda mais a percepção de segurança da comunidade da região”, ainda ressalta.
O tenente-coronel também comenta sobre a busca constante pela melhoria nos resultados. “Estamos sempre nos reunindo, planejando, vendo as melhores formas de executar o policiamento dentro daquilo que nos é passado pelo comando do CPI-8, através do coronel Márcio Cortez Maya Garcia, e do comando geral da corporação, coronel Cássio Araújo de Freitas, como também pela SSP, por meio do secretário Guilherme Muraro Derrite. Então, estamos sempre melhorando, procurando trazer inovações tecnológicas para nos ajudar a combater a criminalidade”, promove.

A história
O 18º BPM/I foi criado em 31 de agosto de 1944, conforme o Decreto-Lei 14.162, dando início à 3ª Companhia Independente, em Prudente. Em 1965, atendendo à crescente demanda de segurança pública, a Lei 9.193 promulgou a criação do então 18º BP (Décimo Oitavo Batalhão de Polícia). A cerimônia de transição da 3ª Companhia para o 18º BP ocorreu em 14 de março de 1966, com o tenente-coronel Vicente de Falco assumindo como primeiro comandante do órgão. Em 31 de janeiro de 1973, o novo quartel do 18º BPM foi solenemente inaugurado na capital do oeste paulista e, atualmente, o 18º BPM/I, comandado pelo tenente-coronel Disaró, exerce o policiamento ostensivo e preventivo em uma vasta área de 9.564,7 quilômetros quadrados, com todo o seu efetivo distribuído em cinco companhias territoriais e uma Companhia de Força Tática, estrategicamente localizadas para abranger os 21 municípios da região.

Foto: Maurício Delfim Fotografia
Disaró: “a satisfação com o trabalho realizado ante os 21 municípios da área do batalhão é plena”

Foto: Maurício Delfim Fotografia
Evento foi realizado nesta quarta-feira, em Presidente Prudente
 

Publicidade

Veja também