190 da PM: crucial na segurança da comunidade

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 15/02/2024
Horário 05:15

O atendimento 190 da Polícia Militar desempenha um papel crucial na segurança da comunidade, proporcionando um canal direto para relatos de emergências e crimes em andamento. Para se ter uma ideia, como noticiado por O Imparcial, em 2023, 629 mil chamadas foram recebidas pelo Copom (Centro de Operações da Polícia Militar), serviço 190, do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior). Isso representa uma média de 1,7 mil ligações atendidas diariamente pelo órgão, que completou 19 anos de instalação em Presidente Prudente, no dia 22 de janeiro, e que abrange uma área territorial de 67 municípios, sendo os 53 da 10ª RA (Região Administrativa), no oeste paulista, e outras 14 cidades da região de Marília, que abrigam aproximadamente 1,2 milhão de habitantes.

Conforme a Seção de Comunicação Social do CPI-8, os principais motivos do acionamento da PM através do 190 são para casos de desentendimentos entre pessoas, perturbação do sossego, acidentes de trânsito sem vítima e averiguação de pessoas em atitude suspeita. Certamente, a comunidade se sente muito mais protegida e próxima das autoridades policiais por meio do atendimento 190. 

No entanto, a eficácia desse serviço muitas vezes é prejudicada pela prática de trotes, que são chamadas falsas ou sem urgência, que consomem tempo e recursos preciosos das forças policiais. Na região, os trotes ficam entre 6% e 8% desses chamados. Ou seja, é um número elevado, que traz muitos prejuízos à sociedade.

Isso porque, os trotes para o 190 representam um problema sério e recorrente em muitas regiões, desperdiçando recursos que poderiam ser direcionados para situações reais de emergência. Além disso, essas chamadas falsas podem resultar em atrasos no atendimento a situações reais, colocando em risco a segurança da comunidade.

É crucial que a população compreenda a importância do atendimento 190 e utilize esse serviço de forma responsável. O combate aos trotes requer a colaboração de todos, denunciando casos de uso indevido e conscientizando sobre as consequências negativas dessa prática.

As autoridades policiais também desempenham um papel fundamental ao adotar medidas para identificar e punir os responsáveis por trotes, a fim de desencorajar esse comportamento prejudicial à segurança pública. Portanto, é fundamental que a comunidade e as autoridades trabalhem juntas para garantir que o atendimento 190 da Polícia Militar possa cumprir seu propósito de servir e proteger a população, sem ser sobrecarregado por chamadas falsas e sem urgência.

Publicidade

Veja também