2 mil jovens partem da região rumo à Jornada da Juventude

Conforme o padre Antônio Sérgio Girotti, Tuti, “o convívio com o Senhor desperta o que temos de melhor", e este é um dos lemas da jornada.

REGIÃO - Daniela Silveira

Data 23/07/2013
Horário 09:36
 

"Um sonho de Deus abraçado pelos jovens do mundo". É com este propósito que os 2 mil jovens de Presidente Prudente e região se preparam para ir ao encontro do papa Francisco, rumo à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro. O evento ocorre de terça-feira a domingo. Conforme a Diocese, 52 ônibus sairão de suas respectivas paróquias para o encontro do maior evento de jovens da igreja católica.

Jornal O Imparcial Jovens da paróquia Santa Luzia também vão ao evento no Rio de Janeiro

Conforme o padre Antônio Sérgio Girotti, Tuti, "o convívio com o Senhor desperta o que temos de melhor", e este é um dos lemas da jornada. Ele diz que os jovens da paróquia Maristela sairão para o evento hoje, após a missa das 19h30. "Serão três ônibus lotados".

Ele conta que desde o ano passado, os participantes se preparam espiritualmente e financeiramente para participarem do evento. Fizeram vigília de oração, reuniões, entre outros momentos de convívio. "Cada minuto que se aproxima da jornada, nos emocionamos mais", declara.

O padre responsável pela paróquia Nossa Senhora da Aparecida, de Tarabai, Edcarlos Amorim Moreira, relata que 20 jovens vão à jornada. "A expectativa é enorme, principalmente quem vai pela primeira vez". O padre reconhece que, por ser um evento mundial, deve exigir muito da organização. "Mas com oração e fé, tudo ocorrerá dentro do esperado".

De acordo com o padre da paróquia São José, de Álvares Machado, Jurandir Lima, 150 pessoas sairão da cidade. Expõe que os jovens do município já participaram de outras jornadas, por isso se programaram com dois anos de antecedência. "São jovens ligados a grupos da igreja, porém, foi aberto espaço para aqueles que não participam também". A previsão era de que o grupo saísse ontem, às 18h. Segundo ele, no último domingo foi realizada uma missa para a benção dos peregrinos. "É uma experiência maravilhosa para quem vai", completa.

Já o padre da paróquia Santa Luzia, Paulo Valeriano, relata que a JMJ tem o propósito de mostrar ao mundo o testemunho de uma fé viva, transformadora, revelando o rosto de Cristo em cada jovem. Questionado sobre as manifestações, o padre relata serem legitimas, porém não devem influenciar no resultado do evento. "Será um encontro de alegria, pois o papa trará esperança aos brasileiros", finaliza.

 

Participantes


A reportagem questionou alguns jovens que vão à JMJ sobre o que esperam do evento. Preparados, eles já têm a resposta de prontidão:. "Expectativa muito grande", declara Diego Trombin, 28 anos. Ele conta que, além de ouvir a palavra do papa, espera conhecer a cultura católica dos outros países. "Será um encontro maravilhoso", espera.

A estudante Maria Vitória Santello, 18 anos, prevê muita gente. "Desejo que o momento seja a melhor experiência espiritual que já vivi". Ela se diz ansiosa para o evento que vai reunir jovens de todo o mundo. "Encontrar pessoas que partilham da mesma fé, mas de culturas e países diferentes é muito bom", ressalta.

A coordenadora do grupo de jovens da paróquia Santa Luzia, Natalia Teixeira Ananias, 28 anos, conta que de lá vão 17 pessoas. "Em nossa paróquia fizemos orações e tivemos momentos de louvor". A expectativa do grupo é de poder vivenciar a fé cristã em união com jovens do mundo todo, além de celebrar junto com o papa Francisco sua primeira visita ao Brasil.

 

SAIBA MAIS

OUTRAS JORNADAS

De acordo com o portal oficial da JMJ, a primeira JMJ ocorreu em Roma, no ano de 1986. Posteriormente, foral realizados encontros mundiais em Buenos Aires (Argentina – 1987), com a participação de 1 milhão de jovens; em Santiago de Compostela (Espanha – 1989) com 600 mil adeptos; em Czestochowa (Polônia – 1991) com 1,5 milhão de pessoas; em Denver (Estados Unidos – 1993), com 500 mil; em Manila (Filipinas – 1995), que reuniu 4 milhões; em Paris (França -1997), com 1 milhão de fiéis; novamente em Roma (Itália – 2000) – 2 milhões de católicos; Toronto (Canadá – 2002), 800 mil; Colônia (Alemanha – 2005) mais 1 milhão; Sidney (Austrália – 2008), 500 mil participantes; e Madri (Espanha – 2011), com 2 milhões jovens.

O portal também divulgou mudanças no esquema da mobilidade de veículos fretados para a JMJ. Entre as alterações, está o desembarque dos peregrinos, que não será mais feito em estacionamentos pela cidade, mas diretamente nas paróquias.
Publicidade

Veja também