2022

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 09/01/2022
Horário 05:45

Iniciamos mais um ano na graça de Nosso Senhor Jesus Cristo. Juntos e animados pelo poder da força do Amor. Chamados a amar. Que sejam 365 dias para nos encontrarmos e celebrarmos a vida. Convoco todos para que perseverem na caminhada e no testemunho cristão. Exageremos ao amar. Não tenhamos medo de desafios. Que neste ano de 2022 possamos, também nós, ampliar os horizontes da evangelização, priorizando valores que jamais podem deixar de existir em nossa Diocese: Alegria, acolhida, generosidade, confiança, comunhão e Amor! Precisamos ser fermento e atuarmos como "sal da terra e luz do mundo" (Cf. Mt 5,13-16), em todos os ambientes, pastorais, movimentos, serviços, grupos, espiritualidades. São oportunidades que nos devem impulsionar para a construção efetiva do Reino de Deus, "um reino eterno e universal, reino da verdade e da vida, reino da santidade e da graça, reino da justiça, do amor e da paz" (Prefácio, Missal Romano).  O Reino de Cristo cresce onde se manifesta a decisão de amar. Convido todos a se arriscarem na decisão de amar. Vamos juntos? Não tenhamos medo do Amor. Tenhamos medo de não amar. (Autor: padre Rafael Moreira Campos).

 

MINI SERMÃO:
Festa do Batismo do Senhor (Lc 3,15-16.21-22)

Cristo foi ao batismo de João para Se submergir nas águas e resgatar todo o velho Adão. Para todo batizado abrem-se as portas do Reino dos Céus e, quando as águas frias banham a carne pecadora é destruída a espada flamejante que nos ameaçava. Enquanto Deus, Jesus envia o Espírito Santo e, enquanto homem, o recebe. O Espírito voou d’Ele para Ele, de Sua divindade para Sua humanidade. O Espírito Santo ama morar no homem. Jesus se coloca à margem do Jordão e de nossa existência frágil. O Seu banho no Jordão já indicava: Ele iria até o fim por Amor! (Autor: padre Rafael Moreira Campos).

 

AGENDA PAROQUIAL: Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Presidente Venceslau.
Missas:
Sábado às 19h – Igreja Matriz;     
Domingo às 19h – Igreja Matriz


MENSAGEM DO PAPA:

Na narração do Batismo, conferido por João Batista a Jesus nas águas do Jordão, vemos antes de tudo o papel do povo. Jesus está no meio do povo. Ele não é unicamente um pano de fundo para o cenário, mas constitui um componente essencial do acontecimento. Antes de se imergir na água, Jesus “imerge-se” na multidão, une-se a ela assumindo plenamente a condição humana, compartilhando tudo, exceto o pecado. Na sua santidade divina, cheia de graça e de misericórdia, o Filho de Deus fez-se carne precisamente para assumir sobre si e tirar o pecado do mundo: assumir as nossas misérias, a nossa condição humana. Por isso, também a de hoje é uma Epifania porque fazendo-se batizar por João, no meio das pessoas penitentes do seu povo, Jesus manifesta a lógica e o sentido da sua missão. Unindo-se ao povo que pede a João o Batismo de conversão, Jesus compartilha também o seu profundo desejo de renovação interior. E o Espírito Santo que desce sobre Ele “em forma corpórea, como uma pomba” (v. 22), é o sinal de que com Jesus tem início um novo mundo, uma “nova criação” da qual fazem parte todos aqueles que aceitam Cristo na própria vida. Também a cada um de nós, que renascemos com Cristo no Batismo, são dirigidas as palavras do Pai: “Tu és o meu Filho muito amado: em ti ponho a minha afeição” (v. 22). Este amor do Pai, que todos nós recebemos no dia do nosso Batismo, é uma chama que foi acesa no nosso coração, e deve ser alimentada mediante a oração e a caridade. depois da imersão no povo e nas águas do Jordão, Jesus “imerge-se” na oração, ou seja, na comunhão com o Pai. O Batismo é o início da vida pública de Jesus, da sua missão no mundo. Esta missão é realizada em união constante e perfeita com o Pai e com o Espírito Santo. Também a missão da Igreja e de cada um de nós, para ser fiel e fecunda, é chamada a “inserir-se” na missão de Jesus. Trata-se de regenerar continuamente na oração a evangelização e o apostolado, para dar um claro testemunho cristão, não segundo os projetos humanos, mas em conformidade com o plano e o estilo de Deus.  (Fonte: www.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2019)

 

Padre Rafael Moreira Campos
Adm. Paroquial Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Pres. Venceslau/SP
"Ouse ser o melhor. Ame!"
Instagram @padrerafaelmoreira
Facebook www.facebook.com/rafaelmoreiracampos
Informações: Cúria Diocesana (18) 3918-5000
 

Publicidade

Veja também