20º Rebanhão é encerrado com celebração de missa

Retiro realizado pelo movimento Renovação Carismática, no IBC Centro de Eventos, termina hoje com participação do bispo Dom Benedito

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 28/02/2017
Horário 08:55
 

O movimento eclesial RCC (Renovação Carismática Católica), da Diocese de Presidente Prudente, encerra hoje, ao meio-dia, no IBC Centro de Eventos, a 20ª edição do Rebanhão de Carnaval 2017. Após três dias de celebrações, o retiro será finalizado com a santa missa do bispo Dom Benedito Gonçalves dos Santos. Na região, onde outras duas cidades também eram realizadoras, Presidente Epitácio e Teodoro Sampaio, o encontro durou apenas o fim de semana. De acordo com a coordenadora diocesana Giselli Costa de Oliveira, os três municípios somam, juntos, 900 participantes inscritos, sendo que o maior público se deu no domingo, em função de ser este o dia de descanso das pessoas. Aos interessados, o valor da inscrição para o último dia é de R$ 20, com alimentação inclusa.

Jornal O Imparcial Com evangelização, música e orações, Rebanhão também celebrou os 50 anos do movimento RCC

Giselli destaca que, este ano, a RCC completa 50 anos de atuação, portanto, o Rebanhão foi a ocasião escolhida para a celebração da festa jubilar, que ocorreu no domingo. Para ela, o retiro é o período de evangelização dos fiéis e ampliação da experiência de fé, esperança e amor. "O que queremos mostrar aqui é que podemos ser pessoas melhores e propagadoras do amor de Jesus Cristo. Ao mesmo tempo em que o mundo tem os seus carnavais, temos o nosso: o Rebanhão é um jeito de expressar a nossa alegria", comenta. A coordenadora diocesana explica que boa parte dos devotos acaba voltando para a casa ao fim da noite, contudo, a organização assegurou moradia para aqueles que vieram de cidades distantes. "Os irmãos de fora, como de Emilianópolis, por exemplo, foram recebidos nas casas dos servos ou em escolas", aponta.

 

Participantes

A estudante Sarah Fernanda Leme Carvalho, 13 anos, é uma das jovens que estão acompanhando o evento desde o primeiro dia. Embora seja de Narandiba, ela volta para casa todas as noites e retorna ao IBC na manhã seguinte. Esta é a primeira vez que se inscreve para o Rebanhão, no entanto, não deve ser a última, visto que pretende estar presente nos próximos anos. O incentivo veio da própria família, a qual participa anualmente do retiro. "É uma bênção muito grande", conta.

A professora Marisol Aparecida Grigio Damasceno, 41anos, também é de fora, precisamente de Presidente Bernardes, mas o percurso diário de ida e volta não é empecilho para o momento de fé em família. Ela participa da celebração há 10 anos, enquanto a filha a acompanha desde o nascimento. "Venho para fortalecer a minha fé e ficar longe do ‘carnaval mentiroso’", pondera.

O escriturário Luiz Carlos da Silva, 57 anos, começou a frequentar o Rebanhão também há 10 anos, ainda como participante, e tomou tanto gosto pelo retiro que acabou se tornando membro da organização. Hoje, ele é responsável pela comercialização de material litúrgico ao público. "Ser um servo é, para mim, uma função de prazer e realização", considera.

Já o enfermeiro Alex Rogério de Lacerda, 36 anos, decidiu comparecer ao evento de última hora, após 12 anos "sem pisar os pés em uma igreja". "Eu sou um perdido querendo encontrar o meu caminho. No sábado, estava sentindo uma tristeza muito grande, então resolvi vir para cá. Foi a melhor coisa que fiz, a angústia passou", garante.

 
Publicidade

Veja também