23 de abril é o Dia do Escoteiro

Data foi escolhida pelo fundador general inglês Lord Robert Stephenson Smyth Powell como um marco no mundo

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 23/04/2022
Horário 05:04
Foto: Cedida
Objetivo do movimento é proporcionalizar atividades saudáveis e que contribuam na formação cidadã 
Objetivo do movimento é proporcionalizar atividades saudáveis e que contribuam na formação cidadã 

No dia 23 de abril é comemorado o Dia do Escoteiro, cujo objetivo do movimento é proporcionalizar às crianças e aos jovens, atividades saudáveis e que contribuam na formação cidadã como foco no respeito e dignidade da pessoa humana. A data foi escolhida pelo fundador general inglês, Lord Robert Stephenson Smyth Powell, como um marco no mundo, todos os países comemoram esse dia que remete em uma reflexão em relação à promessa escoteira e os compromissos para Deus e sociedade.
De acordo com Marcelo Costilho Jorge, diretor presidente do Grupo Escoteiro Guayporé, de Presidente Prudente, o movimento escoteiro trabalha valores e preceitos necessários para a formação do caráter com foco na formação cidadã. “Nossas crianças e jovens, são divididos conforme sua faixa etária para que o Programa Educativo da UEB [União dos Escoteiros do Brasil] seja cumprido em seis áreas de desenvolvimento, que são: físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter, com base nas características individuais de cada fase”, diz.
Explica ainda que o movimento escoteiro foi fundado em 1907 pelo general inglês Lord Robert Stephenson Smyth Powell e desde de sua fundação os ideais e fundamentos se mantêm os mesmos, trabalhando com a criança e juventude na educação. “Somos hoje a maior ONG [Organização Não-Governamental] de educação não formal do mundo, presentes em 223 países com mais de 65 milhões de participantes. As tradições e ensinamentos são transferidos através dos ensinamentos deixados pelo nosso fundador, pelos nossos chefes escoteiros (as) e voluntários(as)”, frisa.

Prudente conta com 3 grupos

Atualmente, em Prudente há três grupos de escoteiros, que são: Grupo Escoteiro Guayporé, Grupo Escoteiro Monte Carmelo e Grupo Escoteiro Nelson Mandela.
O Grupo Escoteiro Guayporé tem os Lobinhos (as) que são crianças entre 6 anos e 5 meses a 10 anos e 5 meses, os escoteiros (as) que são jovens de 10 anos e 5 meses a 14 anos e 5 meses, os Seniors e Guias que são jovens entre 14 anos e 5 meses, 5 anos a 17 anos e 5 meses e os Pioneiros (as) que são jovens entre 17 anos e 5 meses a 21 anos. Cada Ramo, como assim o chamamos, tem sua característica e fundamento no trabalho realizado pela Chefia.

Cedidas

Marcelo Costilho Jorge, diretor presidente do Grupo Escoteiro Guayporé


Data foi escolhida pelo fundador general inglês Lord Robert Stephenson Smyth Powell como um marco no mundo

 


 

Publicidade

Veja também