24ª Festa das Nações supera expectativas da organização

“A festa foi um grande sucesso e ultrapassou nossas expectativas em qualidade e números!”, agradece Celso Marques Caldeira, coordenador do tradicional evento em Prudente

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 10/07/2023
Horário 21:14
Foto: Luciano Opka/Pascom
Público compareceu e prestigiou a 24ª Festa das Nações
Público compareceu e prestigiou a 24ª Festa das Nações

“A festa foi um grande sucesso e ultrapassou nossas expectativas em qualidade e números!”, comemora o coordenador da 24ª Festa das Nações de Presidente Prudente, Celso Marques Caldeira. O evento foi realizado no IBC Centro de Eventos pela comunidade da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Maristela.

Celso volta ao tempo lembrando que os trabalhos foram iniciados há cerca de dois meses, e na sexta-feira, primeiro dia do evento gastronômico mais esperado da cidade e região, tudo estava pronto para a abertura, com a bênção oficial do padre Edcarlos Amorim Moreira, às 18h - ocasião que contou com a presença do prefeito Ed Thomas (sem partido), o secretário da Cultura, Yuri Reis, o presidente da Câmara Municipal, Tiago Santos de Oliveira (PTB) e do vereador José Alves da Silva Junior, Professor Negativo (Pode).

Foto: Luciano Opka/Pascom

Padre Edcarlos Moreira deu a bênção ao evento

Dentre os aproximados 800 voluntários que se fizeram presentes estava a chefe de cartório, Letícia Macoratti de Castilho, juntamente com seu esposo Gustavo André Ferreira de Castilho, que começou a servir como uma das coordenadoras da barraca em 2018, 2019 e para 2023 estava numa expectativa enorme de retomada. “É uma festa deliciosa! Servir nos integra mais ainda como comunidade, a partilha, a convivência em todos esses dias. Eu falo que a verdadeira Festa das Nações parece estar ali naqueles bastidores. Aliás, em meu coração é o que acontece, atrás das barracas onde todos se ajudam, não tem competição, ao contrário, é muita amizade e fraternidade como tem que ser numa comunidade. É incrível. É lindo!”, exclama a coordenadora da barraca Portuguesa. 

Foto: Luciano Opka/Pascom

Equipe da barraca Portuguesa envolvida em mais uma edição da festa

Ela conta que eles começam os preparativos uma semana antes. Cada barraca com sua atribuição na preparação da alimentação, tudo com muito zelo, muito capricho.
“Esses três dias são muito intensos, é muito trabalho, cansa, mas não é um cansaço que as pessoas querem ir embora. Pelo contrário, já começamos a pensar na próxima edição”, frisa Letícia, que tem ao seu lado ainda na coordenação da barraca Aline Nogueira Sanches Porto, Vagner Porto e Flávia Santos.

Sucesso de cada dia

Celso destaca que o grande público pôde se deliciar com a comida de 11 nações preparada por voluntários que estavam em 19 barracas, e além de comida teve ainda de café e pão de queijo e doces, artesanatos, artigos religiosos, um espaço totalmente destinado às crianças e alguns patrocinadores que demonstraram seus produtos durante o evento.

No sábado, Celso menciona que iniciaram os trabalhos por volta das 10 horas atendendo o público por todo horário do almoço que se estendeu até o fim da tarde. “Contamos com a presença de várias lideranças políticas e sociais da cidade, como o ex-prefeito Milton Carlos de Mello, o Tupã, Mauro Bragato, Aloisio Dias Campos, entre outros. À noite houve um grande comparecimento de pessoas a ponto de em alguns momentos não haver lugar para sentar. E olha que tínhamos 3,2 mil cadeiras a serem ocupadas, o que fez com que buscássemos mais 50 mesas para atender ao público”, conta o coordenador do evento.

No domingo, último dia da festa, Celso diz que esta iniciou também às 10 horas e por volta das 13h alguns alimentos já não eram mais encontrados, como o joelho de porco. “Por volta das 14h30 tivemos o sorteio do Show de Prêmios que foi maravilhoso, pois duas das pessoas contempladas, com o micro-ondas e a televisão de 50 polegadas estavam presentes e ficaram muito felizes. A festa teve seu encerramento, com pleno êxito e sucesso por volta das 16h com a bênção final do padre Edcarlos, e depois do término os voluntários aproveitaram e fizeram um momento de confraternização entre eles até por volta das 18h. Foi maravilhoso!”, comemora novamente o coordenador da Festa das Nações.

Fotos: Luciano Opka/Pascom

Toda a animação do padre Edcarlos

Coordenador da festa, Celso Caldeira (de camiseta branca), comemora o sucesso demais uma edição

Todo zelo e capricho de cada voluntário nos mínimos detalhes na preparação de uma variedade enorme de alimentos para servir ao grande público

 

 

Se do lado de fora o público aproveita um dia de lazer, nos bastidores das cozinhas a alegria, a união e a doação são a tônica da festa

A juventude sempre presente no evento levando energia, entusiasmo e alegria

Pessoas se unem, rezam, cozinham comidas típicas de outros países e se confraternizam durante três dias de festa em prol da comunidade

 

No local o público pode contar também com expositores/artesãos apresentando e comercializando seus produtos

Publicidade

Veja também