Nesta quinta-feira, 1º dia de 2026, um confronto na zona rural de Presidente Bernardes resultou no falecimento de um homem, de 29 anos. Ele estava em posse de um Corolla, com placas de Pirapozinho, com queixa de apropriação indébita, quando fugiu para o meio de um milharal, no distrito de Nova Pátria. Duas equipes da Polícia Militar, como quatro agentes, perseguiram o veículo, que foi localizado escondido em uma chácara. Os oficiais deram ordem para que o indivíduo largasse uma arma de fogo, uma pistola calibre 7,65, a qual ele empunhava, momento em que ele disparou um tiro contra os agentes, que revidaram.
Um primeiro disparo foi feito pelos PMs no momento em que o homem atirou. Ele desceu do carro, que seguiu em movimento por não estar engatado, ainda com a arma em punho, apontando para os agentes, que realizaram outros quatro disparos. Ao cair no solo, um PM se aproximou do homem, que novamente apontou a arma para tal agente, que efetuou outros três tiros. Foi então retirado o armamento da mão do envolvido, alvejado com cinco projéteis no tórax e um no braço, o qual foi levado para a Santa Casa, onde não resistiu aos ferimentos e faleceu.
Investigação
Após a ocorrência, registrada como homicídio decorrente de oposição à intervenção policial, resistência, legítima defesa, tentativa de homicídio, além de apropriação indébita, a Polícia Civil acionou a Polícia Técnico-Científica para realização de perícia no local do confronto, bem como exame residuográfico nas partes. Ainda, foi requisitado exame necroscópico do IML (Instituto Médico Legal) para o rapaz alvejado.
“Em obediência ao que estabelece o art. 3 da Resolução SSP-40/2015, o Promotor de Justiça Corregedor foi cientificado dos fatos e encaminhado cópia do boletim de ocorrência. Outrossim, foram colhidas as versões de testemunhas, dos policiais envolvidos na ocorrência e apreendidas as armas de fogo utilizadas, sendo devidamente lacradas para assegurar a cadeia de custódia”, indica o registro sobre o caso, feito na Delegacia da Polícia Civil, que ainda pontua que veículo envolvido foi restituído ao proprietário. Um inquérito policial será instaurado para apurar a ocorrência.