30 caratecas da Semepp disputam Copa Brasil

Torneio, que está na 13ª edição, será realizado em Pouso Alegre (MG) e começa hoje; cidade recebe treino da seleção nacional

Esportes - Jefferson Martins

Data 27/02/2015
Horário 10:01
 

 

Com 30 caratecas, a Semepp/Projeto Aquarela/SAS participa neste fim de semana da 13ª Copa Brasil Biolab de Caratê, em Pouso Alegre (MG). Os confrontos ocorrem a partir de amanhã, já que hoje serão realizados um curso de arbitragem e o congresso técnico da competição, que será realizada no Ginásio Poliesportivo Rosão, na Praça de Esportes Municipal Prefeito Alvarim Vieira Rios. Segundo a CBK (Confederação Brasileira da modalidade), cerca de mil atletas irão participar do evento. A cidade ainda recebe a delegação da seleção brasileira que se prepara para o Pan-Americano de Toronto, no Canadá, em julho, entre os dias 10 e 26. A prudentina Valéria Kumizaki também participa do período de treinamento.

Segundo o treinador da Semepp/Projeto Aquarela/SAS, Fabrício Canto, será uma chance de avaliar a sintonia com o grupo. "Vamos ver se há alguma coisa que pode ser melhorada e fazer essa avaliação do trabalho, e se o nosso trabalho está sendo bem aceito", fala também que a maior parte do grupo já participou de eventos desse porte. Ele estreia no comando da equipe em uma competição oficial, já que substitui Renato Franco, que morreu em um acidente automobilístico em 31 de outubro do ano passado.

"Um bom número de caratecas que compõe o nosso grupo já participou de competições desse nível. Mas do circuito nacional, a Copa Brasil é a que reúne uma quantidade maior de competidores e isso deixa o nível ainda mais forte", revela. Para Canto, mesmo com o número reduzido de atletas, em relação ao ano passado, a expectativa é de conquistar mais medalhas que na temporada anterior. "Eu espero trazer ao menos umas 20 medalhas", projeta o treinador.

 

Nomes fortes


Em 2014, o elenco que foi até o torneio na cidade mineira contava com 39 atletas e conquistou 14 medalhas. Entretanto, de acordo com o treinador, tem nomes fortes para conquistar resultados expressivos. "Temos atletas na nossa equipe que fazem parte da seleção brasileira e com certeza devem trazer medalhas. É o caso da Brenda Sá, da Izabela Rainho, Gustavo Furuutti, Erick Menezes e Gabriel Hamada", revela citando nomes como Brenda Eduarda Sá Oliveira da Silva, que atua no katá (luta imaginária) e no kumitê (combate), de 12 a 13 anos, até 35 kg (quilos).

Izabela Correa Rainho compete no kumitê, de 16 a 17 anos, até 59 kg e Erick Menezes Canto, no kumitê, de 14 a 15 anos, até 45 kg, os três de Presidente Prudente. Além de Gustavo Furuutti Fernandes, de Álvares Machado, no kumitê, entre 12 e 13 anos, classe 40 kg, e Gabriel Oliveira Hamada, de Presidente Venceslau, que participa no kumitê, júnior (16 e 17 anos), até 68 kg. Além de Kevellin Geoavana e Isadora Trombini, ambas 14 e 15 anos, respectivamente, nas modalidades katá e kumitê, até 45 kg.

 

Seleção brasileira


Além da Copa Brasil, a cidade no sul de Minas Gerais recebe ainda a equipe adulta da seleção brasileira para um período de treinamentos, com intuito de se preparara para os Jogos Pan-Americanos, em Toronto. Entre os integrantes, está a prudentina Valéria Kumizaki, que em 14 deste mês, venceu a segunda etapa do Circuito Mundial da Primeira Divisão de Caratê, no Aberto de Almere, na Holanda.

Kumizaki revela que não irá entrar no tatame para competir na Copa, pois resta apenas um mês para o Pan-Americano Sênior, que também ocorre na cidade canadense, entre 19 e 21 de março. "Venho de competições seguidas e agora estou treinando forte. Então, vou apenas aproveitar o tempo para descansar e ajustar algumas coisas nos treinamentos para o Pan no mês que vem", disse a atleta, que está com o grupo nacional desde a última segunda-feira. A carateca acha importante também a interação entre os mais experientes, com a garotada, pois os deixa ainda mais empolgados. "Eles gostam muito. Tiram fotos com a gente e isso empolga a gente também", comenta.

 

 

SAIBA MAIS

INCENTIVADOR

A carateca prudentina Valéria Kumizaki recebe o apoio do Fundesporte (Fundo de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte) do governo de Santa Catarina.

 

 
Publicidade

Veja também