32 municípios contam com ações individualizadas

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 04/02/2017
Horário 10:35
 

Para cada uma das 32 cidades que fazem parte da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema), o PDEPP (Plano de Desenvolvimento Regional e Local para os Municípios do Pontal do Paranapanema), feito pela Geo Brasilis, criou oportunidades e ações de desenvolvimento a serem executadas de forma individualizada. O diretor da empresa, José Roberto dos Santos, pontua que o projeto identificou os potenciais de cada município e quais trabalhos podem ser executados para estimular o crescimento econômico em curto e médio prazos.

Jornal O Imparcial Marco Rocha: "Estudo é um verdadeiro raio-X da região"

O diretor esclarece que, no plano, todos os municípios contam com espaço específico, que aponta dados como: área total, população, densidade demográfica, rendimento médio, estabelecimentos por setor, empregos formais por setor, total de estabelecimentos por setor, entre outros. "Este documento, com a base de dados, vai para todos os municípios. Então, no geral, o trabalho dá o caminho, identificando o que é prioridade, com modelo de projetos e parte razoável da descrição destes, ou seja, o estudo dá rumo para que os prefeitos possam buscar os recursos ou desenvolver os trabalhos que são os de maior reflexo, ajudando na priorização das ações", argumenta José Roberto.

Para citar um exemplo do que é identificado no campo de "oportunidades e ações de desenvolvimento", o PDEPP aponta para a cidade de Regente Feijó, no setor industrial, um plano de incentivo ao desenvolvimento econômico, já que o ramo representa 90% dos empregos formais da cidade. Já para a área de serviços, cita um arranjo produtivo local do som, para alavancar o desenvolvimento tecnológico, a competitividade e incentivar a troca de informações entre as organizações e os atores envolvidos com este produto.

 

Raio-X


"Trata-se de um verdadeiro raio-X da região este estudo. Assim, será possível identificar os potenciais, as vocações, as deficiências, ou seja, temos agora um diagnóstico amplo de toda as características da nossa região", comenta o chefe do Executivo de Regente Feijó e presidente da Unipontal, Marco Antônio Pereira da Rocha (PSDB). "Houve contribuição expressiva de toda a região para conseguir tal resultado. Agora, podemos fazer reivindicações em cima deste trabalho, reconhecendo onde os investimentos poderão ser aplicados de maneira segura, que irão reverter em mudança do cenário regional com garantia, com segurança dos resultados positivos e de eficiência", diz.

Marco Rocha relata que a verba para a execução do plano foi alcançada pelo então deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. "Este é um trabalho de bastante técnica, objetividade, feito por profissionais. Hoje nós temos como discutir o desenvolvimento regional com o governo com propriedade", pontua.

 

SAIBA MAIS

O PDEPP (Plano de Desenvolvimento Regional e Local para os Municípios do Pontal do Paranapanema) abrange as seguintes cidades: Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Caiabu, Caiuá, Emilianópolis, Estrela do Norte, Euclides da Cunha Paulista, Iepê, Indiana, João Ramalho, Marabá Paulista, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Nantes, Narandiba, Piquerobi, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Rancharia, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Rosana, Sandovalina, Santo Anastacio, Santo Expedito, Taciba, Tarabai e Teodoro Sampaio.

 
Publicidade

Veja também