37 membros de facção são condenados pela Justiça

A partir das informações levantadas, cerca de 70 policiais estiveram no local, confirmaram as denúncias e acabaram prendendo todos os suspeitos, que tiveram que ser levados até a delegacia em um ônibus.

REGIÃO - Bruno Saia

Data 13/03/2015
Horário 09:13
 

Decisão publicada nesta semana pela 1ª Vara Criminal de Presidente Prudente condenou 37 membros de uma facção por associação criminosa e por recrutar adolescentes para a prática de atividades criminosas na região. Eles foram presos durante uma operação policial, no dia 29 de março de 2014, no Ginásio de Esportes de Álvares Machado. Os condenados receberam penas de até um ano e quatro meses de reclusão. Da decisão cabe recurso.

De acordo com o promotor do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), Lincoln Gakiya, o grupo participava de uma reunião da facção criminosa, com o objetivo de recrutar novos membros e orientar os que já atuavam com o grupo sobre crimes a serem cometidos nas cidades da região. "A Polícia Militar recebeu uma série de denúncias sobre essa reunião e a Polícia Civil também investigava o caso, tendo conversas gravadas que apontavam para a realização do encontro", destaca o promotor. A partir das informações levantadas, cerca de 70 policiais estiveram no local, confirmaram as denúncias e acabaram prendendo todos os suspeitos, que tiveram que ser levados até a delegacia em um ônibus.

Segundo informações do processo judicial, 13 adolescentes teriam participado do "evento", sendo que dois deles estavam do lado de fora, vigiando as entradas do ginásio. "Um dos líderes da facção estava de pé e falava para os outros, que estavam sentados, que respondiam com gritos de guerra", destaca o promotor do Gaeco.

 

Retaliação


Reportagem publicada por O Imparcial na época da prisão dos condenados, mostrou que, em resposta à operação policial, que frustrou a reunião de recrutamento de novos membros da facção criminosa, viaturas da Polícia Militar foram incendiadas e um policial foi alvo de tiros, em Presidente Prudente.

A maioria deles já havia sido presa anteriormente por crimes de furto, roubo e até homicídio. "Os vermes estão tomando tudo. Esses policiais estão prendendo os irmãos e a coisa está sem controle. Vamos dominar as bocas e, se caso um polícia derrubar um de nós, são dois deles que temos que mandar pro saco", teria dito o rapaz de 21 anos, morador de Prudente, que liderava a reunião.
Publicidade

Veja também