402ª ZE realiza auditoria das urnas para segundo turno

Procedimento atesta a integridade, ou seja, comprova o funcionamento e a segurança dos equipamentos

Eleições - DA REDAÇÃO

Data 26/10/2022
Horário 20:01
Foto: Cristina Kazumi Teranishi
Procedimento atesta a integridade das urnas eletrônicas
Procedimento atesta a integridade das urnas eletrônicas

Após dias de preparação das urnas eletrônicas para o segundo turno das eleições 2022, neste domingo (30), quando o país terá definido seu novo governante da República, Jair Messias Bolsonaro (PL) ou Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assim como Fernando Haddad (PT) ou Tarcísio de Freitas (Republicanos), como governador do Estado de São Paulo, na manhã desta quarta-feira, 10 urnas eletrônicas do cartório da 402ª ZE (Zona Eleitoral) de Presidente Prudente passaram por auditoria. Nesta quinta, o procedimento será realizado na 101ª ZE.
Dentre as autoridades presentes esteve o juiz Luiz Augusto Esteves de Mello, o promotor Jurandir José dos Santos e o defensor público Rodolfo Marques Silva, que é coordenador da Defensoria Pública local. “Foi a primeira vez que o Dr. Rodolfo participou. E isso foi bacana, porque foi uma entidade nova [Defensoria Pública] que acompanhou a auditoria e que pôde atestar que está tudo certo”, expõe a chefe do cartório, Letícia Macoratti de Castilho.
Segundo ela, as urnas auditadas foram preparadas e lacradas para, no sábado, serem levadas para os locais de votação no domingo novamente.
“Auditoria concluída com sucesso! [risos]. Também é bom lembrar e agradecer a presença e o apoio novamente da Polícia Militar, da imprensa e de todos os participantes”, salienta Letícia.

Imprensa atenta

O repórter do SBT Interior, Rubens Nakatu, 38 anos, foi um dos representantes da imprensa presente no local e chamou a atenção por seu interesse em cada detalhe de procedimento da urna eletrônica. Ele detalha que primeiro foram escolhidas pelos presentes 10 urnas aleatórias. Na hora de verificação elas foram ligadas normalmente, retiradas as mídias oficiais e colocadas as mídias de teste para votação simulada.
Depois foi feita toda a checagem dos dados das urnas, sem imprevistos, e logo começaram a votação
“Conferi cada detalhe, como número de eleitores por urna e depois digitei números dos candidatos para verificar se aparececiam corretamente. Tudo ok! Repeti o processo, fazendo várias simulações, novamente, sem nenhum erro”, expõe o jornalista.
Posteriormente, Rubens salienta que as urnas foram zeradas e as mídias oficiais voltaram para as unidades. Tudo conferidoforam lacradas novamente.
“Importante lembrar ao eleitor que ele deve se atentar ao voto, primeiro para governador e depois para presidente. Na hora de digitar os números, verificar se a foto corresponde ao candidato escolhido e só depois confirmar”, orienta o jornalista.

Vale lembrar que esta auditoria realizada em todas as eleições no Brasil pela Justiça Eleitoral atesta a integridade, ou seja, comprova o funcionamento e a segurança das urnas eletrônicas. 

Fotos: Cristina Kazumi Teranishi

Letícia Macoratti, o juiz Luiz Augusto de Mello, o promotor Jurandir dos Santos e o defensor público Rodolfo Marques

Policiais militares também aproveitaram o procedimento para testar as urnas

Ao todo, 10 urnas eletrônicas do cartório da 402ª ZE de Prudente passaram por auditoria nesta quarta

Auditoria concluída com sucesso, agora é aguardar o domingo para conhecer os novos governantes do Estado e do Brasil

Publicidade

Veja também