5 cidades se destacam em ocorrência de raios

REGIÃO - Victor Rodrigues

Data 29/10/2015
Horário 08:11
 

Cinco cidades da região de Presidente Prudente figuram entre os 50 municípios com maior registro de descargas de raios no Estado de São Paulo. Em âmbito regional, Rosana tem o maior destaque, ocupando a 4ª posição estadual, com o registro de 12 raios por km² ao ano; seguida por Teodoro Sampaio, que está na 22ª colocação, com 11,3 raios por km² ao ano; Euclides da Cunha Paulista, na 28ª posição, com 11,18 incidências por km² ao ano; Presidente Epitácio, na 30ª, com 11,12 raios por km² ao ano; e Caiuá, na 45ª, com 10,65 descargas por km² ao ano. Já Presidente Prudente, maior cidade do oeste paulista, ocupa a 399ª posição da lista geral, com uma média de 7,52 raios por km² ao ano.

Os dados foram levantados pelo Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica), pertencente ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), nos últimos 15 anos. As estatísticas fazem parte da pesquisa para o livro "Brasil: Que raio de história", lançado há poucos dias, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília (DF). O estudo deu origem ao videodocumentário "Fragmentos de Paixão" e à série "País dos Raios", do Fantástico, que traz a história do Brasil, país campeão mundial em incidência de raios, sob a perspectiva do fenômeno.

De acordo o pesquisador do Elat/Inpe, Kleber Naccarato, as cidades do oeste paulista apresentam alto índice de descargas atmosféricas devido às condições meteorológicas. "Um grande sistema, massa que vem do norte da Argentina, passa pelo oeste da região sul do Brasil e chega ao oeste do Estado São Paulo", informa. Ainda segundo ele, quem define fundamentalmente a formação de raios é a influência atmosférica.

Para o climatologista da FCT/Unesp (Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), campus de Prudente, José Tadeu Garcia Tommaselli, a região possui muitos sistemas atmosféricos atuantes, o que colabora para a formação de nuvens carregadas. "Há seis sistemas atmosféricos que vêm de diversas partes do globo para cá", relata.

O fato de Rosana e Epitácio serem banhadas por extensos rios como o Parapanema e Paraná, respectivamente, não influencia no índice de densidades de raios dos municípios, que se destacam no Estado. Tommaselli diz que o relevo destas cidades é um fator que pode contribuir.

Vitor Krtaz, meteorologista do Instituto Climatempo, também concorda. De acordo com ele, os raios são formados a partir do calor característico da região, associado à umidade, frentes frias do sul, associadas a ventos atmosféricos com formação de baixa pressão, "que resultam em nuvens carregadas, e formação de carga elétrica dos raios", explica.

 

Cuidados


Para se proteger dos raios durante as tempestades, basta tomar algumas precauções. De acordo com Assessoria de Imprensa da Energisa, companhia responsável pelo abastecimento de energia elétrica em boa parte da região, ao perceber que uma tempestade está em formação, o melhor a fazer é sair da piscina, do mar, rio ou lago. "Se estiver na rua, procure se abrigar dentro de uma loja, casa, e se estiver no carro feche os vidros para ficar protegido. Não fique embaixo de árvores e próximo a veículos", alerta.

E mais: não recolha roupa no varal se este for feito de cabo metalizado ou arame. Também evite falar ao telefone ligado à tomada. Retire todos os eletroeletrônicos da tomada, para evitar que o raio queime-os. Lembre-se: o raio pode atingir seus equipamentos não apenas pelo cabo de energia elétrica, mas pela antena de televisão, cabos de TV a cabo ou da telefonia. "O melhor a fazer é desligar seus eletrodomésticos e eletrônicos das tomadas e esperar a tempestade passar para religá-los", orienta a concessionária.

Outra dica importante é evitar usar o chuveiro elétrico durante a chuva. "Não passar roupas ou utilizar eletricidade neste momento é muito importante", expõe a Energisa. As tempestades trazem consigo os raios que, segundo informações do Elat, estudos relatam visível aumento de incidência de raios em áreas urbanas.

 
Publicidade

Veja também