5 de PP buscam vaga no Sul-Americano de Caratê

Esportes - Jean Ramalho

Data 10/01/2014
Horário 09:09
 

Por uma vaga no Campeonato Sul-Americano de Caratê, que ocorre entre 22 e 29 de junho, em Sucre, na Bolívia, cinco caratecas que lutam pela Secretaria de Esportes de Presidente Prudente (Semepp) disputam entre amanhã e domingo, a seletiva nacional para formação da seleção brasileira da modalidade. Sob a supervisão da Confederação Brasileira (CBK), as disputas serão realizadas no Ginásio Nélio Dias, em Natal, no Rio Grande do Norte.

Quinta colocada no 8º Campeonato Mundial de Base, disputado em novembro, em Guadalajara, na Espanha, Izabela Correa Rainho disputa as modalidades katá (luta imaginária) e kumitê (combate), pela categoria 14 e 15 anos, até 54 quilos (kg). Ainda pela katá e kumitê, a carateca Elaisa Gomes Feitosa luta pela 12 e 13 anos, até 45 kg. Na mesma faixa etária, Isadora Maria Lopes Trombini entra no tatame apenas pelo kumitê, na chave até 35 kg. Originário de Álvares Machado, Gustavo Furuutti Fernandes busca uma vaga no kumitê até 40 kg, enquanto que Gabriel Hamada, que é de Presidente Venceslau, compete na 16 e 17 anos, até 68 kg, kumitê.

O grupo embarcou rumo a competição na tarde de ontem, sob a batuta do técnico prudentino Renato Franco. Antes, na noite de anteontem, o treinador comandou o último treinamento do grupo antes da seletiva, no Parque de Uso Múltiplo (PUM). A etapa de Natal será a primeira, das duas eliminatórias previstas pela CBK para compor o grupo brasileiro que participará do Sul-Americano, em junho. A outra fase será disputada entre 24 e 26 deste mês, em Teresópolis, no Rio de Janeiro.

Com dez caratecas a sua disposição, o treinador conta que decidiu dividir a equipe prudentina em dois grupos de cinco. Isso porque, segundo ele, apenas os campeões de cada categoria garantem um lugar no torneio continental. Sendo assim, Franco relata que levará cinco atletas nesta primeira seletiva e outros cinco na última, em Teresópolis. "Trata-se de estratégia. São apenas duas vagas por categoria, e cada vaga sairá de uma etapa. Então dividimos a equipe para tentar as duas vagas", comenta o técnico.

 

Sem descanso


Enquanto a maioria dos esportistas aproveitava das merecidas férias, no mês de dezembro, Franco conta que o elenco do caratê prudentino não teve folga. Conforme ele, "o grupo paralisou os treinamentos apenas nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, fora isso os treinos foram rigorosos e chegaram durar até quatro horas diárias", relata. Durante os trabalhos, o técnico explica que prezou para o aprimoramento dos fundamentos da modalidade. "Fizemos treinamentos específicos, com o objetivo aprofundar o conhecimento dos atletas sobre os fundamentos do caratê", afirma o técnico.

Todo esforço empregado durante os momentos de treinamento deve ser recompensado com pelo menos três vagas no Campeonato Sul-Americano, conforme prevê o técnico prudentino. "É difícil cravar uma quantidade de vagas, mas a Isabela Rainho e o Gabriel Hamada já são atletas da seleção brasileira e devem assegurar um lugar. Além deles, o Gustavo Furuutti teve ótimos índices na temporada passada e tem boas chances", considera.

 
Publicidade

Veja também