5 impactos da marca registrada na consolidação de uma empresa

OPINIÃO - Paulo Soares

Data 13/09/2023
Horário 05:00

Branding é um termo popular na comunicação utilizado para abordar a construção da percepção de marca e, consequentemente, conexão com os consumidores. Em um cenário altamente competitivo ter uma marca forte é fundamental para a prosperidade nos negócios. 
Nesse contexto, as marcas registradas surgem como fatores indispensáveis para a construção e fortalecimento dessa relação entre a empresa e seu público de interesse e relacionamento. 
A marca registrada é um sinal distintivo utilizado para identificar produtos ou serviços de uma empresa específica, concedendo-lhes exclusividade e proteção legal. Seu papel vai além da proteção contra o uso não autorizado por terceiros. Entenda quais são os cinco impactos da marca registrada na consolidação de uma empresa: 
- Identidade: a marca registrada é indispensável para a construção da identidade corporativa, uma vez que permite que a empresa transmita sua mensagem, valores e personalidade de maneira consistente
- Ferramenta de marketing: com a marca registrada, a empresa tem total liberdade e segurança de criar campanhas de publicidade que se concentram na marca, gerando maior impacto e reconhecimento por parte do público-alvo. Ações de comunicação e marketing podem, assim, ser mais eficazes na consolidação da marca no mercado e na conquista de novos clientes.
- Reputação: as marcas registradas desempenham um papel fundamental na construção da reputação e credibilidade de uma empresa. Quando os consumidores reconhecem uma marca e associam-na a uma experiência anterior positiva, eles tendem a confiar mais nessa empresa, aumentando a fidelidade à marca.
- Inovação: a originalidade e inovação são atributos cada vez mais valiosos para empresas diante de um mercado altamente competitivo. Ao registrar sua marca, a empresa assegura que seus concorrentes não possam se apropriar indevidamente de seus atributos distintivos, garantindo sua singularidade no mercado.
- Proteção no digital: apesar de muitas pessoas acharem que a internet e o universo on-line são “terra de ninguém”, o registro de marcas respalda uma empresa em casos de plágios e cópias no ambiente virtual, o que possibilita uma atuação mais segura e consistente. 
Uma marca registrada forte e bem gerenciada pode proporcionar para uma empresa destacar no mercado, construção de sua reputação, relações de confiança com os consumidores e, por fim, possibilidades de negócios.
 

Publicidade

Veja também