500 funcionários são demitidos

Conforme pesquisa divulgada pelo Ciesp, índice foi influenciado por variações negativas de biocombustíveis, com queda de 4,17%, seguido dos artefatos de couro, com redução de 2,61%

PRUDENTE - VICTOR RODRIGUES

Data 19/11/2016
Horário 09:14
 

O nível de emprego na indústria na área de abrangência da Diretoria Regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), em Presidente Prudente - composta por 65 municípios -, caiu e registrou cerca de 500 demissões em outubro. Os dados, divulgados ontem, compreendem os municípios da Nova Alta Paulista e Pontal do Paranapanema.

"No ano temos um acumulado de redução em 5,65%, representando uma queda de aproximadamente 2,6 mil postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de queda em 7,60%, representando uma diminuição de aproximadamente 3.550 postos de trabalho", informa o Departamento de Comunicação do Ciesp.

Jornal O Imparcial Couro é o segundo setor que mais dispensou trabalhadores

De acordo com o balanço mensal, o índice foi influenciado pelas variações negativas de coque, petróleo e biocombustíveis, com queda de 4,17%; seguido por artefatos de couro, calçados e artigos para viagem, com redução de 2,61%. Outro setor de destaque é o de móveis, com retração de 1,40%; e de produtos alimentícios, com redução de 0,95%.

Wadir Olivetti Júnior, diretor regional do Ciesp, lamenta a situação. "Era para estarmos em um momento de recuperação, mas isso não tem ocorrido. Os maiores fatores estão ligados aos altíssimos juros e falta de investimento por parte do poder público. É o próprio reflexo da crise", comenta.

O setor do couro, que tem grande atuação industrial na região, foi o segundo colocado no ranking de demissões no mês passado. De acordo com a Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Trabalhadores Coureiros do Oeste e Sudoeste do Estado de São Paulo, a perda de postos de trabalho aumentou do mês de outubro para novembro. "No entorno de Álvares Machado, Prudente e Tarabai contamos com quatro curtumes, mais de 15 selarias e uma grande empresa que produz petiscos para animais de estimação. Mas o aumento de demissões se concentrou no maior curtume de Prudente. As demais não tiveram tantos desligamentos", informa Wadir.

Se enquadra nas dispensas as situações em que o trabalhador tem mais de um ano de casa. Neste caso, a homologação ocorre no sindicato, no entanto, o motivo com maior registro se refere a dispensas sem justa causa. Mas há também alguns pedidos de demissão por parte do funcionário.

"Sabemos que a crise que o país vive tem gerado muitos transtornos a todo o segmento da sociedade. Esperamos que o cenário mude com urgência", frisa o diretor do Ciesp.

 
Publicidade

Veja também