Os EDAs (Escritórios de Defesa Agropecuária) de Presidente Prudente e Dracena registraram, juntos, 55 proprietários que não declararam a vacinação de seu rebanho contra a febre aftosa. Consultada, a diretoria do escritório de Presidente Venceslau não quis divulgar o número de não declarados. Nesta segunda fase da campanha, encerrada em 30 de novembro, as três repartições esperavam imunizar cerca de 1,860 milhão de animais, entre bovinos e bubalinos, de todas as idades. Deste total, o escritório de Prudente, que compreende 21 municípios, estimava vacinar 730 mil cabeças de gado. O de Dracena, que engloba 16 municípios, por sua vez, tinha como expectativa a imunização de 330 mil animais. Já o escritório de Presidente Venceslau almejava vacinar cerca de 800 mil cabeças.
De acordo com o veterinário do EDA de Prudente, Márcio José de Freitas, o prazo para a declaração dos rebanhos terminou em 7 de dezembro, contudo, a equipe tem até o dia 30 para concluir o relatório com o balanço da vacinação. "No momento, estamos correndo atrás dos 40 proprietários pendentes, a fim de saber o que aconteceu, pois temos que confirmar se realmente não houve a declaração ou se o gado morreu, foi abatido ou vendido", expõe.
O veterinário do EDA de Dracena, Marcelo Kenji Yoshida, aponta que o escritório também está tentando estabelecer contato com os 15 produtores ausentes, o que demanda um pouco de tempo, tendo em vista que muitas vezes não são localizados ou os telefones cadastrados não correspondem. O profissional ressalta que, enquanto a situação não for regularizada, o rebanho não pode ser movimentado e ainda há o risco de, na ocorrência de alguma doença, colocar os animais em risco. "No entanto, pode-se dizer que 99,7% dos rebanhos já estão vacinados e declarados", denota.
A diretoria do EDA de Presidente Venceslau não divulgou o número de não declarados, mas afirma que a equipe trabalha para "chegar perto dos 100% de animais declarados", levando em consideração que o pecuarista tem consciência da importância da vacinação para a saúde do gado.