Parque Apoena recebe doação de sementes nativas da mata atlântica e do cerrado

Entre as espécies doadas estão paineira-do-cerrado, pau-rei, taiúva, camburu - que produz castanha com alto valor nutricional

REGIÃO - Cassia Motta

Data 04/05/2025
Horário 07:05
Foto: Cedida
Doação de sementes para Parque Apoena
Doação de sementes para Parque Apoena

O Parque Apoena (Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar), em Presidente Epitácio, recebeu, nesta semana, uma doação de sementes de espécies nativas da mata atlântica e do cerrado, feita pelo restaurador ecológico e ambientalista Aparecido Bizarro, mais conhecido como capitão Bizarro, vetereno da Polícia Militar. A entrega foi realizada no viveiro do parque e recebida pelo presidente da Apoena, Djalma Weffort.

Entre as espécies doadas estão paineira-do-cerrado, pau-rei, taiúva, cambaru (ou baru) — que produz uma castanha com alto valor nutricional e energético — e marolo, cujo fruto e sementes foram trazidos diretamente de Terenos, no Mato Grosso do Sul. As demais sementes foram produzidas na Estância Paraíso, área de reflorestamento mantida por Bizarro.

“Acreditamos que cada semente representa uma possibilidade real de restauração ecológica e regeneração ambiental. É um trabalho de longo prazo, mas essencial para garantir biodiversidade e equilíbrio dos ecossistemas”, destaca Djalma Weffort.

A iniciativa contribui com os programas permanentes do parque voltados à recuperação de áreas degradadas e à produção de mudas nativas, utilizadas em projetos de restauração florestal e educação ambiental.

“O que faço é parte de um compromisso com o planeta. Coletar, cultivar e doar sementes é uma forma de devolver à natureza um pouco do que tiramos”, comenta Aparecido Bizarro.

As sementes serão agora catalogadas e integradas ao viveiro da Apoena, onde serão cultivadas em condições controladas até que estejam prontas para o plantio em áreas de preservação e reflorestamento.

Cedida

Sementes serão catalogadas e integradas ao viveiro da Apoena

Publicidade

Veja também