65.606 estudantes da região entram de férias a partir de amanhã

PRUDENTE - André Esteves

Data 30/06/2016
Horário 08:49
 

Na região, 65.606 alunos dos ensinos municipal, estadual e superior, entram em recesso escolar a partir de amanhã. Entre eles, estão 23.406 alunos de 46 escolas da rede estadual, conforme dados informados pela Diretoria de Ensino da Região de Presidente Prudente. No principal município do oeste paulista, a Seduc (Secretaria Municipal de Educação) anunciou que os 17,4 mil estudantes que compõem o corpo discente devem entrar em férias no dia 8 de julho e retornar para o segundo semestre no dia 18 do mesmo mês. Diferente dos anos anteriores, neste, os alunos municipais terão apenas uma semana de descanso. "Normalmente, são duas semanas, no entanto, como tivemos seis emendas de feriados no primeiro semestre, o período do recesso será menor para cumprir a quantidade de dias letivos previstos", esclarece a pasta.

Jornal O Imparcial Salas de aula devem ficar vazias a partir de amanhã

Os estudantes das escolas estaduais, por sua vez, terão um prazo maior. As aulas regulares do segundo semestre têm início agendado para 1º de agosto. Já aos professores que trabalham na rede estadual de ensino, o recesso termina em 18 de julho, visto que a segunda quinzena do mês é destinada para o planejamento escolar, que envolve todo o corpo docente em uma reflexão sobre as atividades a serem desenvolvidas no novo semestre. Segundo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, as unidades devem encerrar sua programação pedagógica, no mínimo, no dia 20 de dezembro, somando 200 dias letivos cumpridos.

Procurado, o diretor do Sintee-PP (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Presidente Prudente), Emanuel Cano, comunicou que não é estabelecida uma data padrão para o início das férias em escolas da rede privada, visto que cada uma possui o seu próprio calendário escolar, entretanto, o período de recesso definido é de 30 dias a partir de julho. Questionado sobre a quantidade de alunos que integram o ensino particular, o diretor expôs que o sindicato não possui o levantamento.

 

Descanso


Os alunos da Escola Estadual de Ensino Integral Professor Joel Antônio de Lima Genésio estão animados para o início das férias. A estudante do 6º ano, Marcela Amanda Pontes de Lima, 11 anos, vai aproveitar o mês de julho para visitar a cidade de Campinas (SP). "Quero curtir com a minha família", conta. Viajar também está nos planos do jovem Kahuê Braia, 16 anos, que deve ir para o Mato Grosso do Sul. "Vou usar o meu tempo livre para gravar vídeos para o meu canal no Youtube, onde falo sobre assuntos em geral", ressalta.

Apesar da geração tecnológica em que as crianças e os jovens vivem, passar o dia diante da tela do computador ou com o celular em mãos não parece atrair dois alunos da unidade. "Quero fazer duas coisas: jogar bola e soltar pipa. Não gosto muito de ficar no celular o tempo todo", relata o estudante Guilherme Henrique, 13 anos. O colega Victor Campos, 12 anos, também quer desfrutar as férias fora do ambiente doméstico. "Vou jogar bola, brincar de esconde-esconde e soltar pipa", salienta.

 

Matrículas

No decorrer de julho, as escolas da rede estadual recebem matrículas de novos alunos interessados em ingressar no sistema. O cadastro deve ser feito na unidade de ensino mais próxima e consiste no preenchimento de formulário. No momento do ato, é indicada a apresentação da certidão de nascimento, RG e comprovante de residência. Caso o aluno seja menor de idade, o procedimento deve ser realizado por pais ou responsáveis.

 

Nas faculdades


A Assessoria de Imprensa do Toledo Prudente Centro Universitário informa que a semana de exames encerrou na terça-feira, portanto, o período de recesso dos 4 mil alunos que compõem os sistemas de graduação e pós-graduação já está em efetividade. Na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), por sua vez, aproximadamente 18 mil estudantes da instituição entram de férias a partir desta sexta-feira. Já na Fapepe/Uniesp (Faculdade de Presidente Prudente), o recesso para aproximadamente 2,8 mil alunos tem início no dia 8. Nas três unidades citadas, as férias se estendem até o dia 30 de julho, com retorno programado para 1º de agosto.

De acordo com o supervisor da seção técnica de graduação da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Guilherme Oliveira de Barros Ulhoa, em virtude da greve dos professores e funcionários, o período de férias poderá ser reduzido quando as atividades forem retomadas na instituição. "A expectativa é que a congregação aprove a mudança no calendário escolar assim como em 2014 e faça um remanejamento interno a fim de atender aos 100 dias letivos exigidos para cada semestre", informa.

 
Publicidade

Veja também