758 famílias da região estão isentas de contas de água

Implementada pela Sabesp, medida visa aliviar o orçamento de quem foi prejudicado financeiramente pela pandemia; ainda é possível solicitar isenção

REGIÃO - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 19/06/2020
Horário 08:44
Arquivo - Por conta da pandemia da Covid-19, Sabesp não realiza atendimentos presenciais desde 23 de março
Arquivo - Por conta da pandemia da Covid-19, Sabesp não realiza atendimentos presenciais desde 23 de março

 

Na região de Presidente Prudente, nas 36 cidades que são atendidas pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), 758 famílias estavam cadastradas na Tarifa Social até o mês de maio deste ano. Em todo o Estado de São Paulo, a empresa afirma, mais de 2 milhões de pessoas foram isentas do pagamento da conta, o equivalente à população de Manaus (AM) ou Curitiba (PR).

O objetivo da companhia é aliviar o orçamento das famílias que passam por dificuldades financeiras causados pela pandemia da Covid-19, mas existem regras para que tais famílias sejam contempladas pela Tarifa: “É destinada a residências unifamiliares, desempregados, habitações coletivas ou remoção de área de risco que atendam aos critérios definidos pelo comunicado tarifário. Seu valor é reduzido: R$ 8,88 para consumo de água até 10 m³ [metros cúbicos]”, aponta. Esses consumidores, mais vulneráveis às consequências econômicas e sociais da epidemia, não pagam suas contas em abril, maio, junho e julho.

“A TARIFA SOCIAL É DESTINADA A RESIDÊNCIAS UNIFAMILIARES, DESEMPREGADOS, HABITAÇÕES COLETIVAS OU REMOÇÃO DE ÁREA DE RISCO QUE ATENDAM AOS CRITÉRIOS DEFINIDOS PELO COMUNICADO TARIFÁRIO”

Sabesp

Para usufruir do benefício, o cliente deve atender a uma série de critérios: “Possuir renda familiar de até três salários mínimos; morar em habitação subnormal (como favelas, palafitas e outras organizações) com área útil de até 60 m²; consumo de energia de até 170 kWh mensais; não haver débitos para o imóvel; comprovar o enquadramento na tarifa social a cada 24 meses; consumo máximo de 15 metros cúbicos; demissão não tenha ocorrido por justa causa”, ressalta a Sabesp.

Como usufruir da Tarifa Social?

De acordo com a companhia, a isenção é automática para quem está cadastrado. Clientes que fizerem a solicitação durante a isenção e se enquadrem nos critérios têm direito ao benefício a partir da data de cadastramento, que deve ser solicitado por meio dos canais de atendimento.  

A Sabesp lembra que, por conta da pandemia da Covid-19, não realiza atendimentos presenciais desde 23 de março, mas o cadastramento pode ser feito nos ambientes digitais. “Para evitar aglomerações e deslocamentos durante a pandemia, a Sabesp ampliou os serviços disponíveis pela central de atendimento telefônico: 0800 055 0195. O atendimento é gratuito e funciona 24 horas. A companhia também está incentivando o uso das plataformas virtuais pela Agência Virtual (no site www.sabesp.com.br) ou pelo app Sabesp Mobile, disponível nas plataformas iOS e Android”, enfatiza.

A empresa pontua, ainda, que mesmo com as adequações de atendimentos, áreas operacionais continuam trabalhando para garantir o pleno funcionamento do sistema de abastecimento e de toda a infraestrutura de saneamento.

(((SAIBA MAIS)))

Cidades atendidas pela Sabesp na 10ª RA  

Adamantina, Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Caiabu, Emilianópolis, Estrela do Norte, Euclides da Cunha Paulista, Flora Rica, Flórida Paulista, Inúbia Paulista, Lucélia, Marabá Paulista, Mariápolis, Mirante do Paranapanema, Narandiba, Nova Guataporanga, Osvaldo Cruz, Piquerobi, Pirapozinho, Pracinha, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Rosana, Sagres, Salmourão, Sandovalina, Santa Mercedes, Santo Anastácio, Santo Expedito, Taciba, Tarabai e Teodoro Sampaio.

Números

36
Cidades
da região são atendidas pela Sabesp

758
Famílias
da região estavam cadastradas na Tarifa Social até maio

2 mi
De pessoas
foram isentas do pagamento da conta no Estado de SP

 

 

 

Publicidade

Veja também