8º Baep completa três anos de atividades no oeste paulista

Nesse período, foram efetuadas 825 prisões de pessoas e a apreensão de 4,8 toneladas de drogas e 107 armas de fogo

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 08/04/2022
Horário 14:42
Foto: Polícia Militar
Cães farejadores já auxiliaram na retirada de 4,7 toneladas de drogas na região
Cães farejadores já auxiliaram na retirada de 4,7 toneladas de drogas na região

O 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), sediado em Presidente Prudente, completará três anos de inauguração no dia 11 de abril, com a prisão de 825 pessoas durante este período. Desse total, 590 foram presas em flagrante por crimes diversos, 235 por cumprimento de mandados, além da apreensão de 73 adolescentes.

Em três anos, também foram retiradas de circulação 4,8 toneladas de drogas e 107 armas de fogo. As atividades operacionais registraram 38,4 mil pessoas abordadas e 7,3 mil veículos vistoriados.

“Esta produtividade é resultado de ferramentas como abordagens e fiscalizações de veículos, na área que abrange o CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), ou seja, 67 cidades do oeste paulista. Isso é fruto de treinamentos constantes e do estabelecimento de procedimentos que auxiliam no combate à criminalidade e na proteção das pessoas”, relata o Major Marcelo Moura Leite, comandante interino do 8º Baep.

Essências sintéticas

O canil do 8º Baep é pioneiro no interior do Estado de São Paulo no uso de essências sintéticas em treinamento dos cães para a localização de drogas, explosivos e armas. Com sede em Presidente Prudente e Assis, o canil conta com 24 cães que são utilizados como cães de faro, que apoiam diversas modalidades de policiamento, sendo importante ferramenta que auxiliou na retirada de 4,7 toneladas de drogas, na região do oeste paulista, nos últimos três anos, agindo de forma integrada a outras instituições, como Polícia Civil, Polícia Federal e penitenciarias da região.

Polícia montada

O Grupamento de Polícia Montada do 8º Baep atua no policiamento ostensivo e preventivo em diversas áreas consideradas estratégicas pela polícia. Dentre elas, o Parque do Povo e a linha férrea – ocupada por traficantes e usuários de drogas. Conforme o capitão da PM, Henrique Magalhães Ramos, em locais públicos, a altura “avantajada” do policial sobre o cavalo possibilita um campo maior de visão, o que garante “maior sensação de segurança". Cabe destacar que a cavalaria desloca-se para outros municípios da área do CPI-8, reforçando policiamento em eventos e integrando-se à comunidade.

Programa de equoterapia

Às segundas, a cavalaria participa do Programa de Atuação Multidisciplinar na Reabilitação Equestre, em parceria com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). O projeto é destinado a crianças e adolescentes que apresentam necessidade de desenvolvimento das funções neuropsicológicas. Atualmente, a equoterapia atende 16 crianças e adolescentes, número que será ampliado com aquisição de novos equinos com adestramento adequado.

Missão do batalhão

O 8º Baep atua em ocorrências de alta complexidade em toda a área do CPI-8, em operações especiais ou de grande envergadura, escolta armada de alta periculosidade, apoio às medidas de segurança por ocasião de visitas de chefes de Estado, ações de reintegração de posse, controle de rebeliões em estabelecimentos prisionais combate ao tráfico interestadual e internacional de drogas e armas e, principalmente, combate nas situações que envolvam organizações criminosas.

Em 67 cidades

O 8º Batalhão de Ações Especiais de Polícia, subordinado ao CPI-8, foi criado por meio do decreto nº 64.109, de 8 de fevereiro de 2019, e instalado em Presidente Prudente em 11 de abril de 2019, com o objetivo de atuar em apoio aos batalhões que integram o CPI-8, sendo estes o 18º BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior), sediado em Prudente, o 25º BPMI, sediado em Dracena, o 32º BPMI, sediado em Assis, e o 42º BPMI, sediado em Presidente Venceslau.

Neste sentido, ao 8º Baep incube atuar nos 67 municípios que englobam os quatro batalhões subordinados ao CPI-8, os quais alcançam a maior parte das regiões do oeste paulista e da Nova Alta Paulista do Estado de São Paulo, cuja população soma aproximadamente 1,2 milhão de habitantes.

Publicidade

Veja também