8º Baep e 18º BPM/I realizam treinamento especializado em Prudente para combater ações ultraviolentas

Durante o procedimento, policiais foram submetidos a cenários simulados que envolviam confrontos com criminosos altamente armados e preparados

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 28/06/2023
Horário 17:35
Foto: 8º Baep
Treinamento foi realizado na noite desta terça-feira no quadrilátero central de Prudente
Treinamento foi realizado na noite desta terça-feira no quadrilátero central de Prudente

Na noite desta terça-feira, foi realizado no centro de Presidente Prudente o treinamento "Tomada de Cidade", com o objetivo de prevenir grandes assaltos a bancos no município. A operação foi conduzida pelo 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) em conjunto com o 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior). Segundo a Polícia Militar, o treinamento intensivo teve como objetivo aprimorar as habilidades e capacidades dos policiais militares para lidar com situações extremas, num pano de fundo hipotético, em que grupos criminosos organizados buscam assumir o controle de áreas urbanas, espalhando terror e ameaçando a paz social. 

Durante o procedimento, os policiais foram submetidos a cenários simulados que envolviam confrontos com criminosos altamente armados e preparados. A PM indica que o treinamento abordou aspectos táticos, estratégicos e de coordenação entre as diferentes equipes de segurança, visando minimizar danos e proteger a vida dos cidadãos envolvidos nessas situações de crise. 

Investimento em armamento

De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, desde 2019, por meio do Programa de Modernização das Armas da PM, foram adquiridos mais de 61,2 mil novos armamentos, totalizando um investimento de R$ 141,1 milhões. 
Em maio do ano passado, o então governador Rodrigo Garcia (PSDB) fez a entrega de 490 novas submetralhadoras para a PM. O investimento para a aquisição do armamento foi de R$ 7,84 milhões. O armamento foi comprado por meio de processo licitatório internacional, com a empresa suíça B&T (Brugger & Thomet) como vencedora.
As submetralhadoras têm calibre .40 S&W e capacidade de 22 tiros em cada carregador. Além das submetralhadoras, foram adquiridas armas de incapacitação neuromuscular, fuzis, espingardas, pistolas semiautomáticas, metralhadoras leves e fuzis de precisão. 

“Novo Cangaço"

No final do ano passado e em fevereiro deste ano, a Polícia Militar realizou, na área central de Presidente Prudente, procedimentos semelhantes ao que foi realizado nesta terça-feira. 
Em 2022, o treinamento contou com participação do efetivo operacional e administrativo do 8º Baep e Força Tática do 18º BPM/I, bem como foi apresentado o poderio bélico à disposição, com mais fuzis de calibre .762 que .556, metralhadora Negev, também no calibre 762, com capacidade de 750 disparos por minuto, além da utilização de viaturas especialmente blindadas.

No começo de 2023, o procedimento contou com a participação de cerca de 240 policiais e mais de 30 viaturas na simulação de um hipotético assalto a banco na região central de Presidente Prudente.

As ações de assaltos a bancos, conhecidas como “novo cangaço”, têm sido noticiadas com frequência nos últimos anos. Com poder bélico massivo e tecnologia de ponta, as quadrilhas têm como alvo bancos de cidades pequenas ou de médio porte em suas ações. 

Em São Paulo, entre 2020 e 2021 foram realizados quatro mega-assaltos no interior do Estado: Ourinhos, Botucatu, Araraquara e Araçatuba. O último, em Araçatuba, na madrugada de 30 de agosto de 2021, notabilizou-se pela dimensão com que o grupo criminoso “fechou” a cidade, espalhando mais de 90 explosivos na região central do município, usando moradores como reféns e drones para monitorar a chegada da polícia. Naquela ocasião, três agências bancárias foram assaltadas, dois moradores e um suspeito de integrar a quadrilha morreram. 

Foto: 8º Baep

Publicidade

Veja também