8º Baep inicia celebrações do seu 5º aniversário com 1º Encontro Técnico de Cavalaria

Evento, que segue até quinta, conta com instrutores da capital paulista, com objetivo de aprimorar técnicas de adestramento, manejo e de patrulhamento a cavalo

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 02/04/2024
Horário 13:12
Foto: Rodolfo Viana
Cavalaria se desloca para outros municípios da região, reforçando policiamento em eventos
Cavalaria se desloca para outros municípios da região, reforçando policiamento em eventos

O 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), sediado em Presidente Prudente, deu início nesta terça-feira às comemorações do 5º aniversário de inauguração do órgão, marcado no dia 11, que contará com diversas celebrações ao longo de abril. Nesta terça-feira, foi iniciado o 1º Encontro Técnico de Cavalaria, com objetivo de aprimorar técnicas de adestramento, manejo e de patrulhamento a cavalo. O evento, que segue até quinta-feira, conta com instrutores do Regimento de Cavalaria 9 de Julho, da capital paulista, e participantes de unidades das cavalarias de diversos batalhões do Estado de São Paulo.
Entre as outras celebrações, o comandante do 8º Baep, tenente-coronel Marcelo Moura Leite, cita: Seminário de Canil, entre os dias 8 e 10; 3º Torneio de Técnicas Policiais, no dia 12; Solenidade de Valorização Policial, dia 17; e encerramento com a 2ª Corrida e Caminhada do órgão, dia 21. 

A Cavalaria 
Em nota, o tenente-coronel expõe que o Grupamento de Polícia Montada do 8º Baep atua no policiamento ostensivo e preventivo em diversas áreas consideradas estratégicas pela polícia. Dentre elas, o Parque do Povo e a linha férrea – ocupada por traficantes e usuários de drogas. “Em locais públicos, a altura ‘avantajada’ do policial sobre o cavalo, possibilita um campo maior de visão, tanto do policial quanto das pessoas, o que garante ‘maior sensação de segurança’, cabendo destacar que a cavalaria se desloca para outros municípios da área do CPI-8 [Comando de Policiamento do Interior], reforçando policiamento em eventos e integrando-se a comunidade”, promove o capitão Henrique Magalhães Ramos.
Pontua o batalhão que, às segundas-feiras, a cavalaria também participa do Programa de Atuação Multidisciplinar na Reabilitação Equestre em parceria com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). O projeto é destinado a crianças e adolescentes que apresentam necessidade de desenvolvimento das funções neuropsicológicas. Atualmente, a hipoterapia atende 20 pacientes por semestre, número que será ampliado com aquisição de novos equinos com adestramento adequado, antecipa o órgão.

Publicidade

Veja também