A Prefeitura de Presidente Prudente publicou nesta sexta-feira, no Diário Oficial do município, a abertura da concorrência eletrônica no valor de R$ 10 milhões para a execução da segunda etapa das obras do Parque Aquático da Cidade da Criança.
Os recursos foram viabilizados junto ao governo do Estado.
Após a conclusão do processo licitatório e a definição da empresa vencedora, o prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Republicanos), deverá autorizar uma nova ordem de serviço, permitindo o início das obras de forma concomitante às intervenções que já estão em andamento no complexo.
Nesta segunda etapa, estão previstas a implantação do tratamento e recuperação de todas as piscinas do complexo, fontes, cascata e espelhos d'água, além da reforma da portaria, vestiários, almoxarifado, sanitários e praça de alimentação. Também estão incluídas adequações ambientais, como a implantação de passagens para animais.
A licitação contempla ainda a construção de estacionamento, recapeamento do entorno do Parque Aquático e da portaria principal do complexo, além da praça de alimentação do Parque Ecológico.
A primeira fase dos investimentos teve início em novembro de 2025, com aporte de R$ 2,4 milhões, destinados à reforma das piscinas, recuperação da área de lazer e melhorias estruturais, como banheiros, guarda-volumes, nova iluminação, além de reparos nos muros de contenção e pintura geral do espaço.
Fechada oficialmente em 5 de maio de 2024, a Cidade da Criança já havia suspendido as atividades do Parque Aquático em março de 2020, durante a pandemia da Covid-19.
O Parque Ecológico possui 172 hectares, sendo 84 hectares de Mata Atlântica preservada, e abriga uma fauna diversificada. Desde janeiro de 2025, o local passou por ações de limpeza e reorganização para o cuidado dos animais do zoológico.
O complexo conta ainda com atrações de lazer e educação ambiental, como o Observatório Astronômico, o Planetário, lago para pesca esportiva, praça de alimentação, o kartódromo e o Espaço Ayrton Senna.