8º Baep presta apoio na busca por criminosos que assaltaram bancos em Araçatuba

Alguns militares de Presidente Prudente e de outras regiões estão na cidade após madrugada intensa de terror; ao menos três pessoas morreram e outras ficaram feridas

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 30/08/2021
Horário 10:16
Foto: Reprodução/Facebook
Ataque ocorreu entre o final da noite de ontem e início da madrugada de hoje, em Araçatuba
Ataque ocorreu entre o final da noite de ontem e início da madrugada de hoje, em Araçatuba

Parte da tropa do 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) de Presidente Prudente presta apoio nas buscas por criminosos que assaltaram agências bancárias e fizeram moradores reféns em Araçatuba (SP). O ataque, que ocorreu entre o final da noite de ontem e início da madrugada de hoje, deixou ao menos três pessoas mortas e outras feridas. 

De acordo com o CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior), os Batalhões de Ações Especiais de Bauru e São José do Rio Preto também estão na cidade, bem como policiais militares do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) e do COE (Comando de Operações Especiais) que atuam na capital do Estado. 

A ação dos bandidos ocorreu entre o final da noite e começo da madrugada. Conforme o CPI-10, vários homens de posse de armas de grosso calibre e explosivos cercaram a área central da cidade, com o intuito de realizarem roubo a agências bancárias. Pelo menos duas delas tiveram seus caixas danificados por ação de explosivos e outras agências foram alvos de disparos de arma de fogo. 

Ainda durante o ataque, os criminosos usaram pessoas que passavam no local como escudo humano para transitarem a pé e com os veículos utilizados. Foi constatado pela polícia que o grupo também fez o uso de drones para monitorar toda a ação, tanto na chegada ao perímetro urbano como na fuga para a zona rural.

Foram deixados explosivos em pelo menos 14 pontos da cidade, incluindo um caminhão carregado com emulsão de frente a uma das agências que foram atacadas.

Reprodução/Facebook - Bandidos usaram drones para monitorar toda a ação

Veículos incendiados

Com a intenção de isolar a cidade, a quadrilha incendiou veículos nas pontes do Rio Tietê em Buritama e Santo Antônio do Aracanguá. Também incendiaram veículos próximo ao trevo de Guararapes na praça de pedágio em Glicério, bem como dois veículos no centro de Araçatuba.

De acordo com a Polícia Militar, pelo menos três pessoas foram mortas durante a ação criminosa: um comerciante, um personal trainer e um suspeito. Também há informações de que algumas pessoas deram entrada no Pronto-Socorro Municipal com ferimentos provenientes de arma de fogo.

Um rapaz de 25 anos que ao passar de bicicleta próximo a um artefato explosivo, foi vítima da explosão e teve uma das pernas amputada.

“Solicitamos à população que evitem passar pelo centro da cidade, pois ainda há muitos explosivos no local. Caso algum cidadão se depare com algo estranho, por favor, não mexa, ligue para o número de emergência 190. Os policiais militares estão trabalhando de forma incansável nas buscas pelos autores desse delito. Pelo menos dois deles já foram capturados”, orienta a Polícia Militar.

Reprodução/Facebook - Veículo incendiado durante ataque em Araçatuba


Reprodução/Facebook - Bombas foram deixadas em ao menos 14 pontos da cidade

Crime em investigação

Em nota encaminhada a O Imparcial, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) reforça que as buscas seguem em andamento, com uma força-tarefa que envolve 380 policiais entre unidades territoriais da PM de Araçatuba, com o apoio de equipes de Bauru, São José do Rio Preto e Presidente Prudente, além do Águia e da Polícia Civil participam das diligências.

A ocorrência será registrada pela Polícia Federal. A Deic de Araçatuba, com apoio da 5ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Furtos e Roubos a Bancos, do Departamento Estadual de Investigações Criminais, também investiga o caso.

Conforme a SSP, o Estado de São Paulo tem registrado quedas consistentes tanto nos casos de roubo a banco quanto nos casos de explosões de caixas eletrônicos, ao longo dos últimos 10 anos. O primeiro registrou uma redução de 92,18% e o segundo 98%, respectivamente (de janeiro a julho).

Somente nos primeiros sete meses deste ano, 46 criminosos envolvidos com a prática de roubo a banco foram presos no Estado - um aumento de 142% em relação ao mesmo período do ano passado. "Importante destacar ainda que os casos dos roubos a banco a Ourinhos e Botucatu foram esclarecidos e boa parte dessas quadrilhas já está presa", salienta a pasta.


Reprodução/Facebook - Criminosos estiveram na área central da cidade
Reprodução/Facebook - Pessoas abordadas nas ruas foram feitas de escudo humano

Publicidade

Veja também